Carreira

10 coisas para nunca dizer a um chefe inseguro

O medo é uma das principais questões no mundo dos negócios sobre a qual ninguém quer falar. Chefes e funcionários se preocupam com seu desempenho e sua posição na empresa.

LEIA MAIS: 10 diferenças entre um líder forte e um gerente fraco

Mas é preciso que o chefe sinta um medo exagerado para se preocupar tanto com seu próprio lugar na hierarquia da empresa a ponto de odiar ver seus funcionários sendo bem-sucedidos. Afinal, um bom líder é alguém que contrata e estimula pessoas em trabalhos em que elas possam ter um impacto maior no sucesso da organização.

Um chefe inseguro pode prejudicar o bom funcionamento da empresa. E é preciso ter cuidado ao dialogar com ele no dia a dia.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 10 coisas para nunca dizer a um chefe inseguro:

  • 1. Sua importância para outros executivos

    Não diga ao seu chefe inseguro como os outros executivos respeitam e desejam sua opinião.

  • 2. Sua disposição para substituí-lo

    Não diga ao seu chefe inseguro o quão bem-preparado você está para substituí-lo quando ele tirar férias ou quando, por qualquer motivo, não estiver disponível. Deixe que ele fale sobre o assunto.

  • 3. Headhunters

    Não diga quantos headhunters têm procurado por você. Se eles também não estão atrás do seu chefe, sua revelação poderá apenas piorar a situação.

  • 4. Sua influência

    Não conte sobre líderes da indústria que o convidaram para discursar em conferências ou escrever posts e artigos especializados. Deixe a força de sua opinião crescer o quanto quiser, mas não exiba isso para o seu chefe inseguro.

  • 5. Resolução de conflitos

    Não conte como você salvou o dia com a melhora de um processo ou com a resolução de um complicado problema com um cliente. Em seu estado de medo, o chefe inseguro não irá aguentar escutar isso.

  • 6. Planos de carreira

    Não conte sobre seus planos de carreira a longo prazo. Guarde-os para você. Seu chefe inseguro, infelizmente, não será seu defensor, e qualquer coisa que ele disser irá apenas machucá-lo.

  • 7. Influência sobre colegas

    Não conte sobre os diversos colegas que buscam sua opinião e conselhos.

  • 8. Planos para o seu departamento

    Não conte seus grandes planos para o departamento. O chefe inseguro não quer que você tenha grandes ações, mesmo que você acredite que elas serão boas para ele. Seu chefe inseguro não pode aceitar sua ajuda no momento.

  • 9. Salário

    Não diga que você precisa de um aumento. Se esse é o caso, você precisa de um chefe diferente. O inseguro não irá batalhar por você.

  • 10. Seu cargo

    Por fim, não conte que adoraria ter o emprego do seu chefe inseguro algum dia. Se você externar isso, ele ficará extremamente estressado.

1. Sua importância para outros executivos

Não diga ao seu chefe inseguro como os outros executivos respeitam e desejam sua opinião.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo