Carreira

10 motivos para demitir seu novo funcionário no primeiro dia de trabalho

Mesmo que você tome muito cuidado ao contratar um novo funcionário, é possível que cometa erros e que a pessoa que se apresentou no dia da entrevista seja totalmente diferente da que está na sua empresa. No entanto, muitas vezes, você conseguirá perceber alguns sinais de que a nova contratação não foi a melhor decisão logo no primeiro dia.

LEIA TAMBÉM: 8 coisas essenciais para saber sobre a hora de pedir demissão

Veja na galeria de fotos abaixo 10 motivos para demitir um funcionário no primeiro dia de trabalho:

  • 1. Perder a hora

    Se ele chegar muito tarde para trabalhar no primeiro dia sem se desculpar ou dar uma explicação plausível, há um motivo para demiti-lo. A questão não é o atraso, mas a falta de comprometimento. O primeiro dia em um novo emprego é importante e se espera que pessoas que acabaram de ser contratadas saibam disso.

  • 2. Mudar o que já estava combinado

    Outro motivo para a demissão é se ele mudar os termos do contrato ao dizer, por exemplo, que esqueceu de mencionar que não pode trabalhar de quinta-feira ou que precisa de um salário maior do que a quantia que havia sido combinada.

  • 3. Não tratar bem os colegas

    Se o novo funcionário assediar ou ameaçar um colega de trabalho, a demissão está mais do que justificada.

  • 4. Falta de comprometimento

    Se o novo funcionário sair do local de trabalho sem dar uma explicação logo no primeiro dia, isso mostra que as coisas só tendem a piorar.

  • 5. Almoço longo demais

    Se o novo funcionário voltar do almoço duas horas depois do horário em que deveria estar na empresa, isso demonstra um grande problema.

  • 6. Não respeitar as normas do local de trabalho

    Se o novo funcionário infringir de maneira grave alguma política de segurança da empresa, pode demiti-lo.

  • 7. Falta de interesse

    Se o novo funcionário falar para você ou para outro funcionário que não queria o emprego e ou que ainda procura por outros, talvez não seja boa ideia o manter na equipe.

  • 8. Furto

    Se o novo funcionário furtar algo da empresa ou de outro funcionário, há uma grave razão para demissão.

  • 9. Uso excessivo do telefone

    Se o novo funcionário passar todo o primeiro dia no telefone, em chamadas pessoais, e ignorar a pessoa que está tentando treiná-lo, não vai dar certo seguir com ele na empresa.

  • 10. Reclamações

    Se o novo funcionário reclama para os colegas sobre tudo, logo no primeiro dia, e pergunta se eles conhecem outras companhias que tenham vagas abertas, não há razão em insistir com ele na empresa.

1. Perder a hora

Se ele chegar muito tarde para trabalhar no primeiro dia sem se desculpar ou dar uma explicação plausível, há um motivo para demiti-lo. A questão não é o atraso, mas a falta de comprometimento. O primeiro dia em um novo emprego é importante e se espera que pessoas que acabaram de ser contratadas saibam disso.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo