Carreira

5 coisas para fazer no domingo e se preparar para a semana

O final do ano, que costuma ser o período mais atribulado para muitas pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, já se aproxima. Em momentos como este, é comum, e até instintivo, focar apenas em cumprir o cronograma diário e deixar de lado o planejamento.

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No entanto, essa atividade, se realizada com dedicação e se os métodos corretos forem aplicados, pode fazer muita diferença na semana.

Uma excelente ideia é aproveitar os domingos, dia em que a maioria dos profissionais não trabalha nem tem tantos compromissos, para se dedicar ao planejamento.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 coisas para fazer no domingo para se preparar para a semana:

  • Faça uma lista de afazeres
    Quando há muitas coisas que precisam ser feitas, uma boa ideia é anotar todas para que você possa assinalar ao longo da semana as que forem cumpridas. Caso contrário, as chances de elas serem esquecidas ou negligenciadas aumenta exponencialmente. Utilize 10 ou 15 minutos do seu domingo para listá-las em ordem de prazo e, assim, tornar sua vida mais simples ao longo da semana.

  • Inicie um grande projeto
    Se algo lhe causa estresse, como um grande projeto, uma apresentação ou uma entrevista, prepare-se para o sucesso. Separe um tempo no domingo para praticar sua apresentação ou entrevista e, assim, diminuir sua ansiedade. No caso de um grande projeto, passe algo em torno de uma hora pensando sobre ele para não ficar sobrecarregado durante a semana. Partir para a ação diminui o estresse e a ansiedade e o ajuda a se sentir mais preparado.

  • Prepare as refeições do dia a dia
    Quando as coisas ficam corridas e estressantes, a dieta e o bolso são frequentemente as primeiras coisas a sofrerem. Preparar suas refeições para a semana no domingo irá lhe dar uma coisa a menos para pensar nas manhãs e durante o dia. Além disso, irá tornar sua rotina matinal mais tranquila, já que você não terá de correr para preparar o café da manhã e embalar um almoço. Visto que preparar suas próprias refeições é também a maneira mais saudável de comer, isso faz você evitar os fast foods. Mantenha a sua energia alta com alimentos como bananas, maçãs, laranjas, iogurte, peru e abacate, que são fáceis de embalar e de comer.

  • Pratique exercícios
    Encontrar tempo para se exercitar irá ajudá-lo a administrar suas emoções durante períodos estressantes, além de ajudar a liberar a ansiedade de uma maneira saudável. Se for difícil encontrar tempo para se exercitar ao longo da semana, torne isso uma prioridade no domingo para acalmar sua mente e o seu corpo.

  • Separe um tempo para você
    Seja com uma massagem, com uma aula de ioga, no preparo de um jantar para a sua família ou em um passeio com o seu cachorro, faça algo apenas para você que lhe faça feliz e que produza um bom impacto na sua rotina. Separe algumas horas no domingo para acalmar sua mente, sorrir e se centrar para a ocupada semana que está por vir.

Faça uma lista de afazeres
Quando há muitas coisas que precisam ser feitas, uma boa ideia é anotar todas para que você possa assinalar ao longo da semana as que forem cumpridas. Caso contrário, as chances de elas serem esquecidas ou negligenciadas aumenta exponencialmente. Utilize 10 ou 15 minutos do seu domingo para listá-las em ordem de prazo e, assim, tornar sua vida mais simples ao longo da semana.

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