Carreira

Como conseguir um emprego incrível sem muita experiência

Entrar no mercado de trabalho sem experiência é como embarcar em uma nave espacial. Você fica animado para decolar, mas nervoso sobre para onde está indo.

VEJA TAMBÉM: 5 habilidades que você deve destacar em seu currículo

Muitos recém-formados deixam a universidade sem qualquer experiência de emprego “real”. Além disso, nem todos têm a sorte de ter mentores capazes de oferecer dicas para enfrentar esse processo da melhor maneira possível.

Independentemente de estar se formando na universidade ou tentando mudar de setor, é um processo esgotante conseguir o emprego dos sonhos sem experiências relevantes.

Veja, na galeria de fotos, como ser contratado mesmo sem ter experiência suficiente:

  • Não se gabe demais

    É correto falar bem de você mesmo, mas não exagere. Os empregadores conseguem detectar isso facilmente. Seja humilde. Admita suas faltas de habilidades, mas mostre que você está disposto a trabalhar duro para compensá-las. Com essa filosofia em mente, você encontrará empregos que lhe darão uma oportunidade de trabalhar para melhorar. Ursula Burns é um exemplo. Ela começou na Xerox como estagiária. Seu trabalho duro impressionou seu gerente e ela foi promovida rapidamente. Em 2009, foi nomeada a presidente e CEO da empresa. Seja como Ursula: trabalhe duro e tenha paciência.

  • Gaste mais tempo com si mesmo e menos com as redes sociais

    As pessoas reclamam que são “ocupadas demais”. No entanto, talvez isso não seja realmente verdade. Considere essa estatística: em média, as pessoas passam 50 minutos por dia no Facebook, Instagram e Messenger. Isso é mais do que um dia por mês! A sugestão não é abandonar as redes sociais. Na verdade, elas podem ser ótimas se utilizadas da maneira correta. A chave é a moderação, não a privação. Gaste mais tempo com você. A internet é a melhor biblioteca do mundo. Se há algo que você quer aprender, certamente há um curso, artigo ou vídeo sobre isso. Tudo o que você precisa é de tempo para estudar.

  • Pare de confiar em conferências que “irão mudar a sua vida”

    Mesmo com todo o ótimo conteúdo disponível, você precisa se lembrar: não é suficiente consumi-lo. Você tem de absorvê-lo, praticá-lo e vivê-lo. Nenhum livro de autoajuda vai mudar a sua vida. Nem um discurso ou conferência. Muitos desses recursos prometem “mudar a sua vida para sempre, liberar o seu potencial ou multiplicar seu crescimento em 10 vezes”. Mas a verdade é que nada disso importa se você não agir. Mesmo com toda a informação disponível, cabe a você implementar e aprender. Se você fizer isso, será muito útil na hora de impressionar empregadores, pois vai provar que você é alguém proativo que está disposto a aprender de forma independente.

  • Permita-se ser terrível

    Para ser ótimo, você precisa ser terrível antes. Um exemplo é o lendário comediante Chris Rock no processo de criação de suas piadas. Elas não aparecem magicamente para ele, como uma espécie de iluminação. Ele faz aparições de surpresa em clubes de comédia e tenta diversas piadas. Mas poucas funcionam. A multidão reage e ele anota para se lembrar quais fizeram sucesso. Ele repete o processo cinco noites por semana por um ano. No final, ele tem um especial de comédia de uma hora no canal de televisão “HBO” apenas com as melhores piadas. As pessoas veem isso e pensam que veio “naturalmente” para Chris. Mas a verdade é que ele apenas foi bem-sucedido porque ele teve coragem de começar falhando. O mesmo é verdade na busca por emprego. Todos os especialistas já foram novatos. Você precisa começar de algum lugar para ganhar experiência.

  • Seja sincero, mesmo em eventos de networking

    A maioria dos eventos de networking parece ser falsa e forçada. Tente ir contra essa tendência. Encontre maneiras de ajudar os outros, seja altruísta e adicione valor. Quando uma oportunidade de emprego aparecer, os outros estarão mais dispostos a te procurar.

    Uma rede de contatos genuína pode fazer muita diferença. Pesquisas relatam que algo entre 70% e 85% de todos os empregos são preenchidos por meio de referências e networking. Um exemplo perfeito é Benjamin Harris, do Nickel & Dime Supplement Club, que conheceu seu fundador por meio de networking. “Nós começamos nossa empresa graças à nossa amizade e a interesses em comum em suplementos de saúde”, explicou Benjamin. “Nós éramos amigos em primeiro lugar e fundadores em segundo. Sem uma conexão inicial, nós nunca teríamos começado nossa empresa juntos.” A autenticidade faz muita diferença. Por isso, forme amizades, não apenas conexões. Troque histórias de vida, não apenas cartões de visita. Esses relacionamentos trarão oportunidades que você pode não identificar imediatamente.

  • Prepare-se para muita rejeição

    Se você não estiver sendo rejeitado, você não está tentando o suficiente. É parte do processo. Não leve para o lado pessoal. Mesmo que você faça contatos e aprimore suas habilidades, não há garantias de que você conseguirá seu emprego mais desejado.

  • Não seja exigente demais

    Seu primeiro emprego em uma nova indústria não precisa ser seu trabalho dos sonhos. Quando começamos, às vezes esperamos administrar os projetos mais legais. Mas a realidade nos dá um tapa na cara. Forte. O seu currículo pode ajudar a conseguir o emprego, mas não significa muito depois disso. Pare de se apegar a conquistas passadas e apenas lhes mostre que você é capaz. Dê o melhor de si para as tarefas, independentemente do quão pequenas elas sejam, e, em breve, você poderá liderar coisas maiores.

    É preciso tempo e esforço para encontrar um emprego sem experiência na área. Mas, se você utilizar essas táticas para se destacar da multidão e encontrar novas oportunidades, você conseguirá um emprego incrível, que o ajudará a começar sua carreira.

Não se gabe demais

É correto falar bem de você mesmo, mas não exagere. Os empregadores conseguem detectar isso facilmente. Seja humilde. Admita suas faltas de habilidades, mas mostre que você está disposto a trabalhar duro para compensá-las. Com essa filosofia em mente, você encontrará empregos que lhe darão uma oportunidade de trabalhar para melhorar. Ursula Burns é um exemplo. Ela começou na Xerox como estagiária. Seu trabalho duro impressionou seu gerente e ela foi promovida rapidamente. Em 2009, foi nomeada a presidente e CEO da empresa. Seja como Ursula: trabalhe duro e tenha paciência.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo