10 coisas essenciais em uma entrevista de emprego

iStock
Você deve planejar, pelo menos, duas horas para se preparar antes de encontrar um recrutador

A chave do sucesso em uma entrevista de emprego é a preparação.

LEIA MAIS: 4 motivos para pensar positivo durante a busca por emprego

É muito decepcionante para um recrutador se deparar com um candidato inteligente e amigável e, na sequência, perceber que ele está despreparado para o processo seletivo. O profissional demonstra desinteresse ao não conhecer informações básicas sobre a empresa e o cargo pretendido.

Essa postura não é exigida de todos os candidatos – aqueles que estão em início de carreira não precisam se preocupar com isso. Um adolescente não precisa saber os detalhes da estrutura corporativa de uma rede de varejo para trabalhar como atendente. É muito diferente quando você está sendo entrevistado para cargos que exigem maior qualificação. O candidato precisa pesquisar antes da entrevista.

Esse trabalho de levantamento de informações não só fornece a base para ajudar o candidato a criar uma conexão importante com o recrutador, mas também a formular perguntas sobre o emprego.

Assim como existem certas coisas que o profissional de recrutamento quer saber sobre o candidato antes de contratá-lo, também existem aspectos sobre o cargo e o futuro chefe que as pessoas querem saber antes de tomar uma decisão.

VEJA TAMBÉM: Quais habilidades exercitar para conseguir um bom emprego

Você deve planejar, pelo menos, duas horas para se preparar antes de encontrar um recrutador.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 10 coisas essenciais em uma entrevista de emprego:

  • 1) Cópias extras do currículo impresso

  • 2) Uma caderneta para tomar notas

  • 3) Uma boa caneta

  • 4) Mapa impresso do local, caso não tenha conexão à internet e não possa contar com os aplicativos de localização para chegar até lá

  • 5) Perguntas para o entrevistador

  • 6) Respostas para as 10 principais questões sobre a companhia (que você conseguirá ao fazer uma pesquisa prévia): o que a companhia faz; quem são os clientes e os maiores concorrentes; qual o tamanho da empresa; há quanto tempo está no mercado; onde possui escritórios; qual o cargo oferecido; como você acha que esse emprego se encaixa com os objetivos gerais da companhia (essa é uma questão a ser confirmada com o entrevistador); quem é o proprietário; se a empresa é de capital público ou privado; quem são os principais executivos no comando da empresa.

  • 7) Uma hipótese sobre as dificuldades atuais da companhia – a razão pela qual a vaga foi criada

  • 8) Histórias importantes que ilustram a sua capacidade profissional, incluindo, pelo menos, algumas dessas: situação em que teve que trabalhar com um colega difícil; projeto em que teve que atuar sem a supervisão e auxílio de um chefe; momento em que você conseguiu aprender com um erro

  • 9) Roupas que o fazem sentir-se poderoso e incrível

  • 10) A mentalidade de estar indo a uma entrevista para conhecer novas pessoas e aprender novas coisas. Sem ter que impressionar ninguém. O seu trabalho, naquele momento, é manter a calma e deixar que o recrutador o veja em ação, assim como você também irá vê-lo. Tudo vai correr bem se for para acontecer.

1) Cópias extras do currículo impresso

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).