Como escrever o título perfeito para seu perfil no LinkedIn

Não é fácil ter um perfil no LinkedIn que esteja alinhado à primeira impressão que você quer passar. Apesar de haver poucos perfis realmente exemplares, os melhores são sempre aqueles verdadeiramente transparentes, reais, atrativos e diferenciados.

VEJA TAMBÉM: 7 dicas para otimizar seu perfil no LinkedIn

Quando alguém procura você online, os quatro aspectos mais importantes de seu perfil no LinkedIn são: título, foto, resumo e capa.

Esses elementos são fundamentais na decisão de quem faz busca de saber mais ou não sobre você e lhe dão uma chance de contar a sua história no mundo digital de uma maneira que se assemelhe às experiências que alguém pode ter com você na vida real. Não à toa, eles são também os elementos que muitas pessoas preenchem errado.

As demais partes de um perfil, como experiência de trabalho e formação acadêmica, são relativamente fáceis de escrever, porque são baseadas em fatos e não se diferenciam muito do conteúdo que escrevíamos para o dinossauro que costumava ser o documento de carreira mais importante em nossos portfólios: o currículo. Os quatro elementos aqui destacados, por outro lado, requerem mais sutileza.

O título tem um papel crítico no perfil. Pense nele como a chamada de um anúncio. Se o seu título for um pouco mais do que o cargo, ele não irá ajudar no engajamento e irá transformá-lo em uma commodity, intercambiável com qualquer um que tenha o mesmo cargo. Se você não criar o seu próprio título, o LinkedIn irá padronizá-lo com o seu cargo atual, e isso é muito entediante.

LEIA: 7 coisas que você deve fazer no LinkedIn ao fim de cada ano

Veja, na galeria de fotos a seguir, três elementos para escrever o título perfeito para seu perfil no LinkedIn. Basicamente, a fórmula é: cargo e empresa + palavras-chave + um algo a mais.

Pode ser um pouco desafiador criar um título que inclua todas as dicas abaixo em apenas 120 caracteres, mas vale o esforço para fazê-lo da melhor maneira.

  • Cargo e empresa

    Seu cargo e sua empresa o tornam relevante e mostram o seu comprometimento com o seu empregador atual. Essa informação essencial ajuda quem lê a determinar sua relevância.

  • Palavras-chave

    As palavras-chave são, de fato, a isca para que você seja encontrado em buscas no LinkedIn. Elas ajudam a determinar como os resultados são exibidos. Você precisa conhecer as palavras que as pessoas utilizariam para tentar encontrá-lo e, então, incluí-las em seu título.

  • Um algo a mais

    É algo que o torna interessante e faz os outros desejarem conhecê-lo. Ele comunica como você faz o que você faz, assim como o valor que você cria quando faz isso. Seu “algo a mais” existe para ajudá-lo a se destacar.

Cargo e empresa

Seu cargo e sua empresa o tornam relevante e mostram o seu comprometimento com o seu empregador atual. Essa informação essencial ajuda quem lê a determinar sua relevância.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).