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Abastecer veículo comum com gasolina premium é desperdício de dinheiro, diz pesquisa

Gasolina

Gasolina premium não é recomendada e não gera benefícios aos carros comuns (iStock)

Não há nenhum benefício em gastar dinheiro com gasolina “premium” em veículos comuns. No ano passado, mais de 16 milhões de motoristas norte-americanos desperdiçaram mais de US$ 2,1 bilhões de dólares fazendo isso. Os consumidores que abastecem com esse combustível pagam em torno de US$ 0,50 a mais por galão (3,78 litro) do que o necessário.

A Associação Automobilística Americana (AAA) lançou recentemente uma nova pesquisa sobre o uso desse tipo de combustível. “Os motoristas veem o “premium” no nome e logo assumem que o combustível é melhor para o veículo”, afirmou John Nielsen, diretor administrativo de engenharia automotiva e reparação para a AAA, em um comunicado. “A AAA adverte os motoristas que a gasolina premium tem mais octanagem, e não mais qualidade, e recomenda aos motoristas que sigam as recomendações do manual do proprietário sobre o uso da gasolina.”

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O relatório também incluiu os resultados de uma apuração recente com os motoristas dos EUA, que constatou que 70% dos consumidores possuem veículos que devem ser abastecidos com gasolina comum, enquanto apenas 16% possuem carros que devem ser abastecidos com a gasolina premium. Os outros 10% precisam abastecer com gasolina aditivada e os 4% restantes utilizam fontes alternativas de energia.

Durante os testes para a pesquisa, conduzidos em parceria com a Automobile Club of Southern California’s Automotive Research Center, a AAA analisou a octanagem 87 (gasolina comum) e a octanagem 93 (gasolina premium) em veículos designados para utilizarem o combustível comum. Os resultados indicaram que a prática de usar a gasolina premium desnecessariamente, além de não gerar economia, não gera melhores resultados na potência do automóvel e não diminui a emissão de gases.

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A AAA observou que a gasolina premium é especificamente formulada para ser compatível com tipos específicos de projetos de motores, e a maioria do veículos não tira vantagem com o aumento de octanagem no combustível. A Associação Automobilística Americana recomenda que os motoristas usem a gasolina determinada pelo fabricante do seu carro, que seja a melhor para a limpeza do motor e desempenho do veículo.

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