Colunas

O elixir que nasceu do cuidado de um pai

Por volta do ano de 1.800  nasce um elixir !!

 

Quero contar a história de um vinho que hoje não é muito conhecido, mas com certeza vai despertar suas papilas .

 

Uma das mais belas e importantes regiões da Itália é o Piemonte. Fica no noroeste do país e é famoso por sua rica e refinada culinária, com destaque para o Tartufo Bianco. Produz  alguns dos melhores vinhos da Itália  e o mais famoso da região é o Barolo, “ Rei dos vinhos ou vinho dos Reis “.

vinho Barolo

A história que se conta é que um produtor de Barolo deparou com sua filha totalmente resfriada, o inverno era muito rigoroso, estava tudo coberto de gelo e ele não conseguiria levá-la até a cidade mais próxima  .

 

Como antigamente muitos remédios eram feitos em casa , o produtor não pensou duas vezes, escolheu uma das suas barricas de Barolo e começou a colocar ervas medicinais , dentre elas uma quantidade maior de Quina.

 

Colocou um pouco de açúcar , pois a quina é muito amarga, e começou a dar pequenas doses para sua filha. Os dias foram passando e sua filha melhorando, até que ficou totalmente recuperada.

 

Desde então a fama do Elixir  tomou conta da região e ganhou o nome de Barolo Chinato, começou a ser produzido por alguns produtores. Tenho o privilégio de servir no restaurante (Piselli) e contar esta linda história para os amigos  .

 

Salute !!

Comentários
Topo