Colunas

Curiosidades sobre a deliciosa Champagne…

Em Champagne, na região norte da França , como o clima é frio , os vinhos tem pouco álcool e muita acidez , ideal para os espumantes. Entre suas principais cidades estão : Reims , Epernay e Ay, que sob elas possuem mais de 200Km de túneis / adegas, que se  transformaram nos principais pontos turísticos da região. As Uvas são as Chardonnay , Pinot Noir e Pinot Meunier .

champagne matéria ok

Ali, as uvas são prensadas e vinificadas separadamente . De acordo com cada casa  o enólogo vai dar a característica do produto. Depois que foi realizada o assemblage (gazeificação) , transfere-se então o vinho para as garrafas , que propositalmente tem que ser forte para suportar a pressão. Adiciona -se uma mistura de açúcar com fermentos , usa-se uma tampa convencional ( igual de cerveja ) e começa o processo da segunda fermentação.

As garrafas são transportadas para as pupitres (tábuas com aberturas para encaixar o gargalo ), ficando o fundo da garrafa livre para que todos os dias o remuer faça um movimento de giro e inclinação para que os sedimentos vá se concentrando para o gargalo, este profissional chega a girar por volta de 30.000 garrafas por dia .

Quando acontece a venda , o lote de garrafas é transportado de cabeça para baixo , a parte do gargalo passa por uma solução muito gelada , provocando assim o congelamento da parte sólida . Em seguida, uma máquina “degola” a tampa provisória e os sedimentos saem junto, o nível da garrafa é então completado com o licor d’expedition (mistura de vinho com cognac envelhecido ).

Os tipos :

Blanc de Blancs que são feitos só com a uva branca Chardonnay.

Blanc de Noirs Feito só com uva tinta.

Cremant Um tipo de vinho frisante, contem menos gás que o champanhe.

RD  Recenment Degorgé  Champagne que foi recentemente engarrafada depois de envelhecido com os resíduos.

Brut  menos de 15 gramas de açúcar por litro.

Extra Dry de 12 a 15 gramas por litro.

Demi séc  até 50 gramas por litro.

Nota : Não notamos a doçura no champanhe porque é balanceada pela alta acidez.

Normalmente o champanhe não tem safra , mas toda casa nas melhores safras produz seu Millesimé (safrado ).

O champanhe rosé , normalmente é feito com mistura de vinho tinto com branco , autorizado só nesta região , mais encorpado e ideal para acompanhar pratos mais elaborados.

As garrafas :

Quart – 18,7 centilitros

Demi – 37,5  centilitros

Bouteille – ( comum )  75 centilitros

Magnum  –  02 garrafas

Jeroboam – 04 garrafas

Rehoboham – 06 grfs

Mathusalem –  08 grfs

Salmanazar – 12 grfs

Balthazar – 16 grfs

Nabuchodonosor – 20 grfs

 

As principais casas:

Krug  , Bollinger  , Cristal ( Roederer ) ,  Dom Perignon  ,  Pommery  ,  Taitinger  ,  Pol Roger ,  Piper-Heidsieck ,  Laurent-Perrier  , Mumm  , Billecart-Salmon  , Delbeck  , Moet & Chandon  , Veuve Clicquot  , Lanson  , Deutz  ,  Gosset ,  Drappier .

 

“ Estou bebendo estrelas “ teria exclamado o monge beneditino Dom Perignon por volta do ano de 1600, quando provou um vinho que havia  inventado.

 

Um brinde a Dom Perignon! Ele merece!

 

Juscelino Pereira

 

 

 

 

Comentários
Topo