Colunas

A importância do Sol!

Uma das poucas vitaminas que o nosso organismo é capaz de fabricar é a vitamina D, mas para isso precisamos do SOL.

sol

A vitamina D, auxilia na fixação do cálcio nos ossos, o que é importante para todos nós em todas as idades, mas em especial para os idosos, prevenindo a osteoporose e para crianças em fase de crescimento.

Estudos recentes demonstram que atualmente há, mesmo em lugares onde o sol é abundante o ano todo, uma enorme deficiência desta vitamina nas pessoas. Acredita-se que é por conta da modernidade, afinal, hoje mesmo em dias lindos e ensolarados, a rotina casa-trabalho, passar um dia inteiro no ar condicionado, apreciando o céu azul pela janela do escritório ou do carro, contribuem e muito para este quadro.

Claro que temos que tomar cuidado com o sol, nos proteger com filtro solar, ainda mais nestes horários em que a ação dos raios UVA e UVB estão mais fortes e nocivos (entre 08:00 e 17:00), mas não precisamos ter aversão à ele.

10 minutos em contato com o sol já são suficientes para uma boa produção desta vitamina. Uma caminhada cedinho pela praia, um pão fresquinho que se compra a pé na padaria, uma volta com o cachorro antes do trabalho, são medidas saudáveis que podem implementar muita saúde e longevidade para a sua vida. Alimentos que também contém vitamina D: Salmão, atum, leite e ovos.

– créditos: minha dermato, Juliana Neiva

Comentários
Topo