Colunas

App usa batimentos cardíacos para determinar seus amigos mais irritantes

Aplicativos e dispositivos wearables tornam mais fácil a tarefa de acompanhar muitos aspectos de sua vida: quantos passos você deu, quantas horas dormiu, seus batimentos cardíacos. Mas um novo app chamado “pplkpr” (de “people keeper”, em inglês) quer quantificar suas relações pessoais, com dados sobre suas interações sociais e as análises para determinar como você realmente se sente quando está com determinada pessoa.

Os desenvolvedores Lauren McCarthy e Kyle McDonald lançaram o aplicativo para que os usuários possam analisar picos de estresse ou euforia ao interagirem com as outras pessoas. Pode parecer óbvio que um telefonema inesperado de seus pais vá acelerar seu coração, mas esses dados biométricos podem trazer surpresas. Por exemplo, trabalhar com um colega pode ser mais apreensivo do que com outra pessoa.

O pplkpr funciona com qualquer dispositivo Bluetooth com GPS e monitor de frequência cardíaca. O aparelho sincroniza com o aplicativo e arquiva como você se sentiu ao interagir com determinado amigo ou familiar. O app fica mais inteligente conforme vai aprendendo mais sobre suas emoções e como as pessoas podem as impactam.

Baseado nos dados e nas respostas de algumas perguntas que são feitas no processo, o pplkpr procura por tendências em seu relacionamento e determina quais pessoas o atingem de maneira positiva ou negativa. Enquanto quantificar esse tipo de informação pode apenas focar nos aspectos desvantajosos, os desenvolvedores afirmam que esta é uma tentativa de deixar a tecnologia mais pessoal e usá-la de maneira mais saudável.

Comentários
Topo