Colunas

REDUZINDO OS EFEITOS DO EXAGERO DAS FESTAS

O Natal passou, Réveillon também. Nada melhor do que dar uma desintoxicada básica no organismo e reduzir os efeitos do excesso de comida e de bebida alcóolica.

Por isso, minha nutri Patricia Davidson fez uma listinha de dicas com o que fazer para amenizar o exagero dessa época de fartura:

Sempre que a alimentação for cheia de gorduras e doces, o ideal é dar um descanso para os nossos órgãos digestivos no dia seguinte ou até 2 dias depois, dependendo do tamanho do mal-estar sentido. Nossos principais órgãos digestivos são precisam de um empurrãozinho para funcionar de maneira plena, assim como o rim que vai eliminar muitas das impurezas ingeridas.

Elimine do cardápio por 1 ou 2 dias, alimentos que exijam muito trabalho do sistema digestivo.

1. Qualquer tipo de carne (vermelha, frango ou peixe) – por serem proteinas animais e terem gordura eles têm a tendência a impor aos órgãos um maior trabalho digestivo.

2. Bebidas alcóolicas, pão, açúcar, queijo leite ou qualquer tipo de produto industrializado. Todos estes alimentos necessitam de mais força do aparelho digestivo e do funcionamento do fígado em força total para serem digeridos e processados.

dairy-products-600

A hipoglicemia, queda do nivel de açucar, é muito comum ao se exagerar muito em bebidas alcóolicas e doces/carboidratos). Os principais sintomas de hipoglicemia são fraqueza, suores, falta de concentração, cansaço fisico e mental.

see-what-happens-when-you-drink-water-on-an-empty-stomach
Hidrate-se para repor o que foi eliminado!

A ingestão de líquidos é essencial para repôr tudo que foi eliminado na véspera com uso de bebidas alcóolicas, que são grandes agentes de desidratação, assim como o excesso de sódio.

Faça exercícios leves ou aposte na drenagem linfática!

Para otimizar a eliminação de toxinas o ideal é fazer exercícios leves que ajudem a suar ou fazer sauna. As toxinas são eliminadas no suor, por exemplo. Fazer drenagem linfatica seria maravilhoso ou escovar o corpo para ativar a circulação sanguínea.

De vez em quando, a gente exagera especificamente em um “ponto”. Qual é o seu fraco? Aqui separamos algumas dicas para quem exagerou em Bebidas Alcóolicas e nos Carboidratos: os maiores terrores das festas de Natal!

Exagerou nos doces e carboidratos?

high-carbs1

Acalme o estomago e aumente o consumo de fibras!

Alimentos que acalmam o estômago:
• Salsinha = Rica em vitamina A e C. Alivia dores no estômago e intestino. Essa hortaliça atua nos distúrbios urinários, ajudando os vasos sanguíneos a eliminarem o excesso de líquido.
• Hortelã = rica em vitamina A, B e C. Possui Ação estimulante sobre o aparelho digestivo.

Para aumentar o consumo de fibras:
• Farinha de feijão branco, de maracujá, de banana verde, linhaça… funcionam como uma vassoura no sangue, e com isso reduz o açúcar em excesso circulante, além de dar saciedade e ajudar no funcionamento intestinal, e na eliminação de toxinas.

Exagerou nas bebidas alcóolicas? Desintoxique o fígado e favoreça a função hepatica!

17.07.13

• Vitaminas do Complexo B são indispensáveis para o funcionamento do fígado. São encontrados no gérmen de trigo, grãos germinados, nozes, farelo de arroz, cogumelos, legumes, frutas, hortaliças verdes etc.

• Ácido fólico favorece a atividade hepática. Fontes: Tomate, cogumelos, ervilha, brócolis e espinafre.

• Ômega 3 desintoxica o fígado. Fontes: óleo de peixe, azeite de linhaça, semente de linhaça e semente de chia.

• O chá de boldo (sem açúcar) melhora os enjôos, ou a famosa ressaca pós festas. Consumir pelo menos 3 xicaras ao dia.

• Elimine pelo menos nos próximos 7 dias o consumo de carne vermelha, açúcar, cafeína, sal, assim como os produtos industrializados da alimentação.

Comentários
Topo