Adolescente cria dispositivo que filtra água enquanto gera energia

No mundo atual, as ideias revolucionárias não vêm mais dos homens de barbas brancas e muitos anos de experiência. Na verdade, é exatamente o contrario: os jovens inovadores parecem cada vez mais novos. Este é o caso da australiana Cynthia Sin Nga Lam, que com apenas 17 anos criou um sistema que purifica a água e gera energia ao mesmo tempo.

Chamado de H2prO, a invenção é feita de duas partes: a superior gera a energia, enquanto a inferior purifica a água. O sistema portátil utiliza apenas dióxido de titânio e luz e tem eficiência de 90% na remoção de poluentes orgânicos da água. Este processo leva até duas horas.

Com o H2prO, Cynthia foi uma das finalistas do Google Science Fair, competição internacional on-line de ciência e tecnologia voltada para estudantes de até 18 anos, no final de 2014. Por cuidar de duas necessidades básicas ao mesmo tempo – e de forma sustentável -, a ideia tem muito potencial para ser usada em comunidades ao redor do mundo que vivem isoladas.

Composta por apenas duas partes, sendo que a unidade superior é usada para geração de energia, enquanto a parte de baixo serve para purificar a água, a invenção foi apelidada de H2prO. O dispositivo utiliza apenas dióxido de titânio e luz e tem uma eficiência de 90% na remoção de poluentes orgânicos da água em um processo que pode durar até duas horas.

Cynthia desenvolveu um sistema portátil que é capaz de purificar a água ao mesmo tempo em que gera energia. A ideia, que a levou a ser uma das finalistas do Google Science Fair, promete ser uma ótima saída para comunidades que vivem isoladas, por prover duas necessidades básicas ao mesmo tempo e de forma sustentável.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).