Banheiro sustentável gera energia toda vez que alguém faz “xixi”

Um projeto inovador pode mudar o rumo da distribuição de energia no mundo. Estudantes da University of West of England, em Bristol, na Inglaterra, desenvolveram um banheiro que produz energia por meio da urina.

Segundo o site Mashable, o protótipo, instalado estrategicamente em frente a um bar, utiliza pilhas de combustível microbianas. Isto é, sempre que alguém urina nesse banheiro, micróbios se alimentam do material orgânico e crescem. Esse processo gera energia.

Em entrevista ao portal, o diretor do Centro de Bioenergia da universidade, Ioannis Ieropoulos, falou que o projeto é inteiramente sustentável. “Nós não precisamos usar combustíveis fósseis. Nós usamos, efetivamente, resíduos que são ofertados em abundância”, explicou.

A eletricidade gerada serve para acender a luz do próprio banheiro. Por isso, o objetivo da inovação é expandir para zonas de desastres e campos de refugiados, onde não há energia elétrica, e as pessoas correm o risco de serem atacadas.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).