Sobre a deliciosa focaccia e suas curiosidades

A focaccia é um pão italiano que me agrada, e muito! Feita a base de farinha de trigo e cerveja, dependendo da região em que é feita, pode levar também cebola e ervas. Na forma mais comum é servida em pedações, sem recheio e condimentada com azeite de oliva e sal grosso, mas também pode ser feita com massa fina e recheios variados.

A mais famosa entre elas no país da bota é a focaccia al formaggio, com queijo cremoso do tipo stracchino, que vem de Recco, cidade apontada como o berço da iguaria entre os séculos XVI e XVII. Contas-se que nesse período a região era frequentemente assolada por piratas. Enquanto os homens defendiam as terras, as mulheres fugiam para as colinas levando as crianças e os mais velhos. Para se alimentar, misturavam farinha com água de nascente, colocavam sal e azeite e acrescentavam queijo. Enquanto isso, os velhos cortavam a lenha para acender o fogo e aquecer placas de ardósia.

A focaccia pode ser apreciada também na versão feita com farinha de grão de bico, a chamada farinata.

Focaccia Della Casa al Formaggio, do Zena Caffé
Focaccia Della Casa al Formaggio, do Zena Caffé

Sem grandes condimentos ou com ingredientes como com tomate cereja, é maravilhosa! Em São Paulo, a dica de lugar que serve variados tipos de focaccia é o Zena Caffé. Ali, tem forno especial somente para prepará-las e mais de sete versões do pão como a Della casa al formaggio, massa fina recheada com queijo stracchino e a Prosciutto e fichi, com presunto de parma, figo e seleção de queijos.

E viva a Itália! E viva os seus pães!

Zena Caffé – Rua Peixoto Gomide, 1901. (11)3081.2158

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).