Colunas

Jato Falcon 5X fará seu primeiro voo em junho

Divulgação

Divulgação

A empresa de aviação francesa Dassault anunciou que seu novo jato, Falcon 5X, será lançado no dia 2 de junho e deverá fazer seu primeiro voo perto da data. O modelo é uma nova versão do jato lançado em agosto de 2014.

Os testes dos sistemas elétricos, hidráulico e de combustível mostram que a aeronave já está avançada, assim como os controles digitais de voo. Pilotos já fizeram mais de 250 simulações em simuladores da Dassault, que imitam o controle de voo e o sistema hidráulico do 5X. A empresa aérea também está fazendo testes de estática e fadiga desde o começo do ano.

O vice-presidente sênior da empresa, Olivier Villa, conta que a equipe está animada com os testes no solo. “Estamos nos preparando para o primeiro voo do jato e esperamos que ele aconteça entre junho e julho”, conta.

A equipe da Dassault ainda está trabalhando em testes que calculam a margem de segurança da estrutura, além de outros que provam se a qualificação do jato está dentro dos padrões. O Falcon 5X passará por ensaios de resistência, que fazem parte de do processo de aperfeiçoamento da aeronave. Esses testes vão expor os equipamentos e todo o sistema a grandes vibrações, umidade, temperaturas e outros fenômenos que podem prejudicar o voo.

O desenvolvimento do jato conta com o uso da nova ferramenta da Dassault, a FalconScan. Ela é capaz de diagnosticar falhas de bordo e já provou seu funcionamento em testes no solo. Além disso, o Falcon tem os controles de voo mais avançados da indústria.

Comentários
Topo