Colunas

Empresa projeta carro voador autônomo

Divulgação

Divulgação

A norte-americana Terrafugia anunciou novos projetos para o modelo TF-X, um carro voador autônomo, anunciado em 2013. A versão atualizada possui design mais elegante e será testadano túnel de vento Wright Brothers, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

O TF-X foi planejado para acomodar quatro pessoas e terá seus voos controlados por computador, o que permite que seu operador indique o destino desejado e o carro voe sozinho. A empresa diz que o objetivo dos carros voadores é fornecer um serviço de transporte “porta a porta”.

LEIA MAIS: Empresa norte-americana projeta o primeiro supercarro feito por impressora 3D

Logo que o TF-X foi anunciado, a Terrafugia fez uma demonstração de voo com o primeiro modelo do automóvel, o Transition. A principal diferença entre os carros é que este necessita de uma pista para decolar e pousar, enquanto o TF-X consegue fazê-lo verticalmente, graças às asas dobráveis.

LEIA MAIS: Michigan, nos EUA, terá pista para testes de carros sem motorista

Controlado por motores elétricos, um ventilador com dutos é o que provoca o impulso. O veículo poderá atingir uma velocidade de 322 km/h e tem 805 km de autonomia de voo.

Assim como a decolagem, o TF-X também deve aterrissar de forma autônoma, embora a montadora avise que é do usuário a palavra final sobre a segurança do pouso.

A Terrafugia diz que ainda serão necessários de 8 a 12 anos para o desenvolvimento completodo TF-X.

Comentários
Topo