Colunas

Waze lança aplicativo de caronas em Israel

Divulgação

Divulgação

O Waze lançou, nesta segunda (6), um programa piloto de caronas solidárias, o RideWith, em Tel Aviv, Israel, que será executado pela comunidade do app. O conceito propõe a redução dos custos com transporte e estacionamento, assim como o número de carros nas ruas.

“Nós estamos conduzindo um pequeno teste privado em Tel Aviv para um conceito completo de caronas solidárias”, disse um porta-voz da empresa, comprada pelo Google. Os planos são de uma expansão por todo o país se o experimento der certo.

LEIA MAIS: Uber oferece serviço de táxi em barco em Istambul

As caronas solidárias são uma prática muito comum em Israel. Segundo o Waze, existem mais de 200.000integrantes em grupos de carona no Facebook. Além disso, o governo do país também apoia as caronas e tem, inclusive, um aplicativo para os funcionários públicos irem para o trabalho juntos.

Enquanto ainda não há nenhuma taxa para o motorista participar, um custo ésugerido ao passageiro pelo aplicativo para contribuir com o pagamento da gasolina e com os gastos de manutenção dos automóveis, baseado na distância percorrida. O Google receberá uma porcentagem do pagamento.

LEIA MAIS: Casio lançará seu primeiro smartwatch

Para evitar problemas de regulamentação como os que o Uber enfrentou, os motoristas não usarão o serviço para ganhar um salário. O novo aplicativo permite aos participantes dar carona apenas a pessoas que estão no mesmo bairro e que queiram ser deixadas perto do mesmo ponto final.

Este é apenas mais um aplicativo da nova onda de ferramentas de carona. O RideWith vai competir com o BlaBlaCar, na França, e com o Carpooling.com, na Alemanha.

Comentários
Topo