Colunas

Dismaland, parque temático de Banksy, será desmontado para abrigar refugiados

2CCC3E9700000578-3250420-image-m-29_1443308125379

O parque temático Dismaland, do artista de rua Banksy, teve suas portas fechadas no último domingo (27) e, na segunda-feira, começou a ser desmontado. O objetivo, segundo ele, é que a estrutura da atração seja enviada a Calais, na França, para servir como abrigo para os milhares de refugiados reunidos no acampamento The Jungle. Estima-se que o processo de desmonte dure três semanas. As informações são do Daily Mail.

SAIBA MAIS: Primeiro lote de ingressos para o parque de Banksy esgota em poucas horas

No website do Dismaland, Banksy postou uma montagem do campo de refugiados em Calais com o castelo da Cinderela incendiado de seu parque. A foto foi acompanhada pela seguinte mensagem: “Em breve… Dismaland Calais. Toda a madeira e todas as mobílias serão enviadas ao campo de refugiados perto de Calais para construir abrigos.”

Segundo os órgãos turísticos de Weston-super-Mare, na Inglaterra, onde o parque está localizado, as cinco semanas de sucesso da Dismaland geraram cerca de £20 milhões para a economia da cidade. A atração recebeu cerca 150.000 visitantes – Weston-super-Mare tem população de 75.000 pessoas. A Dismaland aumentou os negócios de Somerset, condado em que a cidade está localizada, em cerca de 20%. Os hotéis tiveram um aumento de 50% em reservas e as viagens de trem dobraram. Um executivo do Visit Somerset, órgão oficial de informações turísticas, descreveu o parque como “um fenômeno global de grande importância para a região”.

2CCC3F4300000578-3250420-image-m-6_1443303353877

VEJA TAMBÉM: Slipknot lança parque de terror na Califórnia

O artista de rua transformou a Tropicana, estrutura pública da cidade com piscinas e áreas de lazer que estava em decadência, em um parque temático surreal. Banksy, que descreveu seu projeto como um “festival de artes, divertimento e anarquismo iniciante”, negou que a obra fosse uma crítica deliberada à Disney, ainda que tenha usado vários personagens famosos e um castelo que parece copiar o logotipo da marca.

Pessoas do mundo todo visitaram a atração macabra que incluía uma Cinderela morta, um castelo parecido com o da Disney (porém abandonado) e funcionários com expressões depressivas. Havia, ainda, barcos de refugiados e um campo de treinamento anarquista.

Comentários
Topo