Colunas

Rimowa lança etiqueta eletrônica para facilitar viagens

Rimowa Electronic Tag (Divulgação)

Rimowa Electronic Tag (Divulgação)

A alemã Rimowa, marca referência no mercado de bagagens, apresentou a sua parceria com a Lufthansa na criação da Electronic Tag (Etiqueta Eletrônica, em tradução livre). Construída pela Netronix, a mala de viagens tem a função smart de acesso à etiqueta eletrônica. O objetivo da parceria é facilitar a vida dos passageiros.

A solução de mobilidade digital da bagagem consiste em uma mala da Rimowa que possua a Electronic Tag com o mostrador eletrônico, o E Ink Mobius, e um aplicativo da companhia aérea. A presença da tag permite que o passageiro faça o check-in de si mesmo e de sua bagagem pelo smartphone. Os passageiros recebem toda a informação de seu vôo e bagagem pelo aplicativo, assim como o cartão de embarque.

FOTOS: Rimowa lança réplica do primeiro avião de alumínio do mundo

Além de um cartão de embarque, os passageiros receberão informação digital da bagagem a partir da companhia aérea, para o voo que têm marcado. A Lufthansa tornou-se recentemente a primeira empresa a integrar esta característica a seu aplicativo como parte de um acordo exclusivo. Apenas com um clique a informação da bagagem é enviada via Bluetooth, a partir do smartphone, para a mala equipada com a Electronic Tag.

Em termos de dimensão e de aspeto, a informação da bagagem exibida no módulo de dados eletrônicos corresponde às etiquetas de papel de hoje, incluindo a lista verde exigida pela alfândega da União Europeia (obrigatório para todos os voos que partem de aeroportos europeus). Isto torna muito simples a transição do analógico para o digital.

VEJA TAMBÉM: Rimowa doa mais de R$ 1 milhão para projeto socioambiental na Amazônia

O produto é resultado do projeto BAG2GO, uma colaboração entre indústrias, a T-Systems, a Airbus e a Rimowa, que tinha como proposta um sistema inteligente de tags que facilitasse o processo de viagem. A iniciativa ganhou o prêmio de “Best Baggage Initiative” (Melhor Iniciativa para Bagagem) na FTE Global, que reconhece empresas por ideias modernas e serviços que facilitam as vidas dos passageiros. A Eletronic Tag estará disponível em todas as linhas de malas da Rimowa, exceto nas coleções Salsa Air & Classic Flight, e em todos os tamanhos a partir da 63. No Brasil, o modelo será lançado e comercializado em 2016.

Comentários
Topo