Colunas

Brasil recebe primeiro voo comercial do gigante A380

emirates-a380-terminal-dubai

 

O Brasil vai receber nos próximos dias o primeiro voo comercial do maior avião de passageiros do mundo.

No dia 14, a Emirates Airline vai utilizar pela primeira vez uma das aeronaves de sua frota de Airbus A-380 na rota entre Dubai (Emirados Árabes) e Guarulhos (São Paulo).

A visita do gigante é uma ação para marcar os oito anos de operações da companhia no Brasil. A data do voo coincide com o final de semana do Grande Prêmio Brasil de Fórmula-1, da qual a Emirates é parceiro global. A corrida será em Interlagos, no dia 15.

Para este voo histórico, a empresa teve de esperar que o Aeroporto Internacional de Guarulhos  recebesse autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac) para operar o A3800.  A autorização da Anac foi publicada no Diário Oficial de 28 de outubro, liberando o aeroporto a receber o gigante a partir de 1º de novembro.

O ok da agência veio depois que a concessionária de Guarulhos promoveu uma série de obras como alargamento da pista de taxiamento e dos acostamentos da pista 09L/27R, agora com 60 metros, além de mudanças na sinalização do pátio de manobras.  Em 2014, a Anac havia proibido o A380 de operar no Brasil, por considerar que nenhuma aeroporto reunia as condições necessárias de segurança para receber o gigante. Guarulhos chegou a receber um voo do modelo em 2007, durante o rolê de demonstração da nova aeronave pelas Américas.

O voo da Emirates vai partir de Dubai às 10h15 de sábado, 14 de novembro, e pousar em Guarulhos 15 horas depois, às 19h30 no horário local. Ainda há assentos disponíveis, por preços entre R$ 5 mil (classe executiva) e R$ 16 mil (executiva).

Com dois andares, o A380 tem 72,8 metros de comprimento e 79,8 metros de largura entre as pontas das asas.

A Emirates é a maior operadora deste modelo no mundo, com 65 aviões A-380 na sua frota. A companhia construiu um terminal especial para receber o modelo no Aeroporto de Dubai.

Por enquanto, a empresa não tem planos de usar a aeronave regularmente em voos aos Brasil.

emirates2

 

 

Comentários
Topo