Colunas

Descubra qual a melhor alternativa para o WhatsApp

Reprodução

Versão do aplicativo BBM para iOS

Vendo aqui de fora, o Brasil parece cada vez mais uma pequena republiqueta de Bananas… As notícias que vêm daí parecem surreais para quem está, mesmo que apenas em trânsito, fora do país.

Acompanho com certo espanto o frenesi causado pela decisão judicial _ mais surreal ainda _ do bloqueio por 48 horas do WhatsApp, famoso aplicativo de comunicação por mensagem, adquirido pelo Facebook, de Mark Zuckerberg, em 2014, pela fábula de U$ 22 bilhões _ ou algo como R$ 85 bilhões na cotação do dólar dos nossos tempos atuais de crise político/econômica.

Acordei hoje cedo e vi que pelo menos umas 300 pessoas que eu conheço haviam feito o download do Telegram… aplicativo, criado por um desenvolvedor russo, que se propõe a fazer o mesmo serviço do WhatsApp, com alguns adicionais de segurança e privacidade, que o tornaram o app predileto do grupo terrorista Estado Islâmico.

Acho o frenesi no Brasil um tanto exagerado, já que continuamos contando com uma enorme gama de opções para nos comunicarmos por mensagem:

– O famoso torpedo (ainda quero saber quem inventou esse nome, infeliz, para o SMS)
– O iMessage, para os usuários do sistema operacional iOS da Apple (iPhone, iPads, Macs)
– O Hangouts, da plataforma Android, do Google
– O Messenger, do Facebook, que funciona até entre quem não está conectado como “Friends” na rede social

Mas, já que é para buscar um aplicativo alternativo ao WhatsApp, na minha opinião, a melhor opção é tradicionalíssimo _ e nostálgico _ BBM, da BlackBerry.

Reprodução

Versão do aplicativo BBM para Android

Além de já ter sido o único meio de comunicação por mensagem de uma enorme parcela de usuários no mundo todo, ele tem benefícios muito importantes em relação aos demais:

– Antes de mais nada, vale ressaltar que o BBM (BlackBerry Messenger) é hoje um aplicativo multiplataformas e roda tanto nos próprios BlackBerrys como em iPhones, Androids e Windows Phones.
– A incomparável segurança da criptografia BlackBerry (você acha que aqueles figurões contraventores de Brasília _ sem generalizar, por favor _ usam o BBM por qual motivo ?!)
– O fato de não precisar informar o número do seu celular para ninguém que você não queira (lembram do caso do atendente terceirizado da NET que ficou assediando, via WhatsApp, a cliente que acabara de abrir um chamado via SAC?!). No BBM, você fornece apenas o seu PIN (personal identification number) e mais nada.
– Isso significa o fim daquelas mensagens quem chegam sem parar, de gente que você não conhece ou com quem não quer falar e que por algum motivo conseguiu o número do seu celular. No BBM, você recebe e envia mensagens apenas de pessoas autorizadas. Mesmo que alguém descubra o seu PIN, você precisa aprovar a solicitação de conexão enviada pelo “pretenso” conhecido. Há privacidade total!
– Para pessoas que, como eu, possuem mais de um telefone celular, um único PIN resolve o problema de receber mensagens em aparelhos que não sejam o que esteja sendo utilizado.
– O recurso de mensagens que se autodeletam após alguns segundos é um diferencial para quem não quer deixar registro do que acabou de escrever (como uma senha de cartão de crédito, por exemplo).
– Chamadas de vídeo e voz em HD.

Reprodução

Lançamento do aplicativo BBM para plataformas iOS, Android e Windows Phone

As melhores oportunidades, às vezes, aparecem em momentos de necessidade. Essa é uma grande chance para redescobrirmos um excelente aplicativo, que ajuda bastante nas tarefas do dia a dia.

E, como prova de que sou um fiel usuário, aí vai meu PIN: 58C0C734.

Onde baixar o BBM:

iOS
Android
Windows Phone

Comentários
Topo