Exemplar pessoal de Hitler de “Mein Kampf” é leiloado nos EUA

hitlers-copy-of-mein-kampf-1170x780

O ditador alemão, Adolf Hitler, pode não ter muitos fãs. Mas o seu exemplar de sua própria autobiografia, “Mein Kampf”, foi leiloado por US$ 20.655. O livro foi promovido pelo Alexander Historical Auctions, nos Estados Unidos, junto a outros 1.000 itens da Segunda Guerra Mundial.

O exemplar foi descoberto por soldados americanos em 1945 na antiga residência de Hitler, em Munique, na Alemanha. Na época, 11 deles assinaram na cópia algo como “diretamente do apartamento de Adolph Hitler, em Munique, no dia 2 de maio de 1945”. Desde então, estava em posse da filha de um dos soldados.


VEJA MAIS: Conheça o maior diamante azul que já foi a leilão do mundo

Bill Panagopulos, proprietário e leiloeiro da Alexander Historical Auctions, disse à ABC que entende a controvérsia gerada pelo livro, mas não acredita que exista qualquer razão para destruir a história. “Por que é importante preservar a história? São registros do que é bom ou ruim e não repetir os pecados do passado. É importante tê-los e mantê-los sempre em nossas mentes”, afirmou Panagopulos à ABC.

“Este livro tem gerado muitas polêmicas e, principalmente, comparações bastante atuais – até mesmo quanto a certo candidato à presidência norte-americana. Não quero falar sobre isto especificamente, mas é surpreendente o número de comentários que recebemos”, acrescentou.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).