Colunas

Microsoft cria personagem para entender geração millenium

tay

Reprodução

O software Tay é um chat experimental que tem a personalidade de uma garota adolescente. A Microsoft fez seu lançamento no Kik, GroupMe e no Twitter na última quarta-feita com o objetivo de descobrir como os millennials, jovens e adolescentes nascidos entre os anos de 1980 e 2000, se comunicam nas redes.

LEIA MAIS: 20 maiores bilionários de tecnologia

Uma vez conectado a uma dessas plataformas, é possível trocar mensagens, selfies e até mesmo jogar alguns jogos com o programa. Ainda que a Microsoft diga que a principal tarefa do Tay é “engajar e entreter”, o time de pesquisadores da companhia também o usará como fonte de estudos.

E AINDA: Carro autônomo do Google causa seu primeiro acidente

“Tay foi elaborado a partir do recolhimento de alguns dados públicos e desenvolvido por um time incluindo comediantes de improviso”, disse a empresa no site de lançamento do software.

Assim como outros programas de chat automático, o Tay não é muito avançado, mas a promessa é que a interação melhore com o tempo. “Ela”, que tem uma personalidade forte, responde ocasionalmente com opiniões duras e críticas.

E MAIS: Google perdeu mais de US$ 3,5 bi em carros, robôs e outras apostas em 2015

A longo prazo, o programa oferecerá uma visão interessante do que a Microsoft pensa sobre inteligência artificial. A companhia diz que o programa foi desenvolvido para atender um público entre 18 e 24 anos e que os dados recolhidos serão usados para entender a comunicação entre eles.

Comentários
Topo