Stephen Hawking e Zuckerberg se unem para lançamento espacial

AlphaCentauri

Stephen Hawking, Mark Zuckerberg e outros gigantes da tecnologia e ciência querem enviar uma pequena sonda – do tamanho aproximado de um iPhone – a 160 milhões de km/h até a estrela mais próxima. Tal projeto, custará cerca de US$ 100 milhões. O “Breakthrough Starshot” tende a ser uma “prova conceito” destinada a tentativa de envio de mensagens a nave espacial Alpha Centauri.

O dispositivo seria anexado ao NanoCraft, que usaria a luz de feixe da terra para impulsioná-lo através do sistema solar e além. “Decidimos nos comprometer com este salto, pois na natureza humana ainda há o desejo de voar”, disse Hawking durante uma conferência de imprensa sobre a iniciativa. “Sem novos métodos de propulsão, nós simplesmente não conseguimos ir muito longe, a menos que estejamos dispostos a investir fortemente nisso”.

VEJA TAMBÉM: NASA divulga novas fotos dos anéis de Saturno

No caminho da Alpha Centauri, a sonda examinaria outros objetos do nosso sistema solar, disseram alguns funcionários do projeto. Por exemplo, a altas velocidades, o aparelho levaria três dias pára chegar a Plutão, um destino que levou nove anos para a New Horizons alcançar.

Se o projeto for um sucesso, o NanoCraft alcançará a Alpha Centauri dentro de 20 anos após seu lançamento – recorde de nave espacial jamais antes alcançado. Em um mundo ideal, as pessoas vivas hoje serão capazes de ver alguns objetos através do cosmos.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).