Colunas

Estado indiano cobra de fast foods um imposto sobre gordura

iStock_57132740_MEDIUM

O governo recém-eleito do Estado de Kerala, localizado no sul da Índia, introduziu uma “taxa de gordura” em itens como hambúrgueres, pizzas e donuts. A taxa de 14,5% também vai ser aplicada a franquias de fast food como McDonald’s, KFC, Pizza Hut e Domino’s.

LEIA MAIS: Conheça o lado empreendedor de Giovanna Antonelli

Kerala está em segundo lugar no ranking de obesidade infantil entre os Estados da Índia. Enquanto o alvo da nova taxa seria reduzir o crescimento constante do sobrepeso, especialmente entre crianças, o governo estadual também espera arrecadar mais de US$ 1,4 milhão com o imposto. A lista de alimentos taxados inclui tacos, sanduíches e massas, mas ainda não está claro se também vai incluir pratos locais.

Essa não é o primeiro Estado indiano a taxar junk food. Esse ano, Bihar, Estado do oeste da Índia, impôs uma taxa de 13,5% sobre doces, amendoins e salgados como samosas (pastel tipicamente indiano).

LEIA MAIS: Danone compra gigante do setor de alimentação saudável

A Dinamarca também impôs uma tarifa semelhante, cobrando taxa de produtos contendo mais de 2,3% de gordura saturada, incluindo leite, queijos, manteiga, pizza, carne e óleo. Quando os dinamarqueses começaram a comprar comida em outros países, o governo do país admitiu que havia falhado em mudar os hábitos alimentares da população e cancelou a cobrança.

Comentários
Topo