Colunas

Mapa: onde o 4G pega melhor no Rio

iStock

iStock

Hoje (5) é o dia da abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, um dos eventos mais aguardados da história do país. Espera-se que mais de meio milhão de pessoas passem pelas praias e pontos turísticos da cidade.

Entre a expectativa e os preparativos, um dos assuntos que provavelmente mais interessa aos visitantes é como colocar este evento grandioso em suas redes sociais. Snapchat, Instagram, Facebook e Twitter devem receber uma enxurrada de fotos e vídeos dos jogos nos próximos dias.

VEJA MAIS: 14 atletas mais bem pagos da Olimpíada Rio 2016

Para facilitar a vida dos internautas, a companhia Global Wireless Solutions lançou uma pesquisa que mostra a situação da internet em diversos pontos da cidade. O estudo mostra, por exemplo, que no alto do Cristo Redentor, o cartão-postal da capital fluminense, a conectividade com as quatro maiores operadoras do serviço no país, Tim, Oi, Claro e Vivo, é inconstante e lenta.

Para medir os índices, em junho deste ano, a empresa mandou funcionários equipados com celulares Galaxy S7 das quatro diferentes operadoras. Foi medida a velocidade e a força da conectividades de 13 pontos diferentes da cidade: cinco locais de eventos olímpicos e oito pontos turísticos.

E AINDA: Quanto valem as medalhas de ouro da Olimpíada?

Das quatro provedoras de internet, a Tim foi a campeã de velocidade, com a Claro logo em seguida. Na Barra da Tijuca, onde acontecerá boa parte dos jogos, as duas companhias possibilitaram o rápido acesso ao navegador e facilidade em postagem de fotos.

A cidade fornecerá Wi-Fi nos principais locais de jogos, mas em pequenas áreas comuns. Os locais em que o 4G conectou mais rapidamente foram o Sambódromo, onde aconteceram as competições de tiro e maratonas, e a praia de Copacabana.

Comentários
Topo