Colunas

Nasa anuncia minissatélite que irá monitorar atmosfera terrestre

Reprodução

Reprodução

A Nasa completou a construção do Dellingr CubeSat, um pequeno satélite de baixo custo que fará o monitoramento das camadas da atmosfera nos próximos anos.

Batizado com o nome do deus do amanhecer da mitologia nórdica, o Dellingr irá estudar a ionosfera, a camada imediatamente abaixo da magnetosfera, a parte ionizada da atmosfera. O equipamento, um pouco maior que uma caixa de cereal, fará parte de uma série de pequenos satélites a serem lançados para monitorar o meio ambiente terrestre.

VEJA MAIS: 31 melhores fotografias do espaço do ano

Outro anúncio feito hoje (8) pela Agência Espacial Norte-Americana foi em relação a uma série de fotos da aurora boreal, tiradas em diferentes momentos dos últimos anos. A imagem divulgada hoje foi tirada por um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional em fevereiro de 2012 e mostra a região de Quebec, no Canadá.

Na imagem, feita durante o inverno do Hemisfério Norte, é possível visualizar a cidade de Labrador, uma região de extração de ferro, e a base das Forças Aéreas Reais Canadenses, à beira do mar de Labrador.

Comentários
Topo