Colunas

Obama cria a maior reserva natural do planeta

Divulgação/James Watt

Divulgação/James Watt

Em comemoração ao 100º aniversário do Serviço Nacional de Parques, agência do governo norte-americano, o presidente Barack Obama acaba de criar a maior reserva natural do planeta.

A área de Papahānaumokuākea, no Havaí, tem 1,2 milhão km² e cobre quase todas as ilhas desertas do nordeste do arquipélago.

VEJA MAIS: 4 motivos para visitar Oahu, a maior ilha do Havaí

A reserva irá proteger uma das áreas mais ricas em biodiversidade marinha do mundo, além de proteger monumentos históricos da cultura milenar havaiana. O parque foi originalmente estabelecido durante a presidência de George W. Bush, em 2006, com tamanho um pouco menor do agora colocado por Obama.

No total, a reserva de Papahānaumokuākea tem o tamanho de dois Estados do Texas juntos. Alguns moradores locais, no entanto, se opuseram à decisão, já que cerca de 320 km do local são utilizados como área de pesca.

E AINDA: 10 melhores praias dos Estados Unidos em 2016

As ilhas do arquipélago ficam em cima da placa do Pacífico e estão em constante movimento. Na parte norte da região, inclusive, a ilha de Loihi aumenta de tamanho a cada ano graças à atividade magmática do local.

A reserva irá proteger cerca de 7.000 espécies marinhas e terrestres, incluindo baleias, tartarugas marinhas e uma barreira de corais com mais de 4.500 anos.

Comentários
Topo