Colunas

Semana da Cozinha Regional Italiana desembarca em São Paulo para sua 5ª edição

Vinheria Percussi

Entre os dias 17 e 23 de outubro, vinte tradicionais restaurantes da capital paulista se transformam em pequenas embaixadas das 20 regiões da Itália, recebendo um chef que irá apresentar a gastronomia, cultura e tradições de todas essas regiões, visando resgatar suas origens e tradições à mesa.

Desses 20 chefs, apenas dois já participaram de edições anteriores e, pela primeira vez, quatro mulheres farão parte dessa lista de chefs renomados. Na escolha dos restaurantes, a organização levou em consideração três critérios: a italianità (características que permitam ao restaurante ser considerado italiano), instalações adequadas e proprietários alinhados aos objetivos do evento.

Os restaurantes participantes dessa edição e os chefs que comandarão as suas cozinhas serão: Attimo, representando a região de Trentino-Alto Adige com o chef Matteo Metullio; Ristorantino, com o chef Gabriele Marrangoni trazendo pratos de Abruzzo; Trattoria Fasano, apresentando a tradição da Úmbria pelo chef Samuele Bovini; Aguzzo com Stefania Di Pasquo (Molise); Buttina com Marco Gallotta (Lazio); Casa Santo Antônio com Giordano De Stefano (Calábria); Friccò com Paolo Bertholier (Valle d’Aosta); Maremonti com Massimiliano Masuelli (Lombardia); Pasquale com Domenico Longo (Veneto); Osteria del Pettirosso com Giuseppe Pocchiari (Basilicata); Picchi com Barbara Settembri (Marche); Piselli com Roberto Marchello (Piemonte); Santo Colomba com Giacomo Campodonico (Ligúria); Sensi com Federico Mariutti (Friuli-Venezia Giulia); Spadaccino com Stefania Lombardi (Emilia-Romagna); Supra com Stefano Di Gennaro (Puglia); Terraço Itália com Antonio Morelli (Toscana); Tre Bicchieri com Pinuccia di Nardo (Sicília); Vinarium com Domenico Sepe (Campânia) e Vinheria Percussi com Achille Pinna (Sardenha).

No menu de cada restaurante, o chef italiano vai propor oito pratos que devem sempre respeitar a tradição gastronômica da região apresentada: duas entradas; duas massas ou risotos; duas carnes ou peixes e duas sobremesas. Os visitantes poderão escolher uma das opções de cada item, totalizando em 160 pratos a serem degustados.

Erica Di Giovancarlo, diretora da Italian Trade Agency (ITA) para o Brasil – que apoia o evento junto ao Ministério das Relações Exteriores da Itália -, reforça a importância dos chefs brasileiros na Settimana: “Eles poderão sugerir receitas que já fazem parte do cardápio e indicar aquelas que mais agradam o público. Também vão ajudar os italianos na busca por ingredientes específicos, indicando os melhores locais para aquisição”. Os valores do menu completo devem variar de R$ 60 a R$ 200, dependendo do horário – almoço ou jantar – e do local escolhido. Cada restaurante vai fixar seu preço para o menu completo.

Além da presença de chefs italianos em tradicionais restaurantes da capital paulista, a 5ª Settimana Della Cucina Regionale Italiana promoverá uma série de ações e agitará o calendário gastronômico da cidade de São Paulo. No dia 17 de outubro, o Italian Culinary Institute for Foreings (ICIF), escola com sede em Piemonte, organizará um concurso de massas na ETEC Paula Souza, onde jovens chefs apresentarão suas receitas. Já entre os dias 18 e 20 de outubro, o Istituto Italiano di Cultura realiza debates e conferências sobre a gastronomia italiana. E no dia 19, haverá degustação de vinhos italianos na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). Durante toda a semana, também haverá promoções e degustações de produtos italianos em pontos de venda a serem definidos.

Mais informações sobre os chefs e a programação do evento: http://www.settimanacucinaitaliana.com.br/

Comentários
Topo