Colunas

Transmissão ao vivo de caminhada espacial da NASA viralizada é falsa

Live espaço

Transmissão ao vivo no Facebook é falsa (Reprodução/Facebook)

A transmissão ao vivo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) no Facebook, que ocorreu hoje (26), se tornou viral nas redes sociais. Entretanto, o porta-voz da NASA afirmou ao site “Mashable” que não há caminhada espacial fora da ISS programada para hoje.

O vídeo foi postado na página do site de notícias UNILAD, da Viral USA e da INTERESTINATE e atingiu um grande número de curtidas e de visualizações.

VEJA MAIS: Módulo de aterrissagem europeu se perdeu em Marte

A postagem da Viral USA está no ar há 4 horas e possui mais de 2,5 milhões de curtidas, mais de 500.000 compartilhamentos e 25 milhões de visualizações. A UNILAD também conseguiu um grande alcance e ainda marcou a página da Estação Espacial Internacional na publicação.

Entretanto, não há nenhuma menção da transmissão ao vivo na página da ISS ou da NASA. A empresa anuncia as caminhadas espaciais, além de sempre transmiti-las. Não há nenhuma menção ou programação de transmissão no seu calendário para hoje.

VEJA TAMBÉM: Nasa divulga novas fotos da missão a Júpiter da nave Juno

Em maio, um Facebook Live oficial entre o fundador da companhia Mark Zuckerberg e outros três astronautas vivendo e trabalhando na ISS foi anunciado, e a transmissão podia ser vista através da página da NASA na rede social.

A transmissão da UNILAD tem uma enorme semelhança com um vídeo da Expedition 38, uma jornada espacial que ocorreu em 2013 com os astronautas russos Oleg Kotov e Sergei Ryazanski. Os dois podem ser vistos, no vídeo, com a tocha olímpica para a Olimpíada de Inverno de Sochi, que ocorreu no mesmo ano.

Caso os usuários desejem ver uma transmissão ao vivo da Estação Espacial, o Live está disponível no site oficial da ISS e no da NASA.

Comentários
Topo