Colunas

Cuidado com o “falso Google”, descoberto por analistas

“ɢoogle.com” (com este ɢ) não é o site da famosa ferramenta de buscas, mas um spam que usa um caractere especial para se passar por ele.

“ɢoogle.com” (com este ɢ) não é o site da famosa ferramenta de buscas, mas um spam que usa um caractere especial para se passar por ele.

É melhor olhar duas vezes quando você ver o domínio ɢoogle.com em algum redirecionamento de link. A empresa Analytics Edge descobriu que “ɢoogle.com” (com este ɢ) não é o site da famosa ferramenta de buscas, mas um spam que usa um caractere especial para se passar por ele.

Para ser mais preciso, o site maldoso usa letra “ɢ” na fonte Latin Letter Small Capital, conhecida como Unicode 0262. O pequeno G é uma parte de caracteres especiais que também podem ser usadas em links com símbolos diferentes como por exemplo: http://√.com ou http://日本語.jp.

Ao inserir ɢoogle.com no browser, o site correspondente, na verdade, é xn--oogle-wmc.com, que redireciona para o seguinte endereço de url:

endereço de url do "falso" google

endereço de url do “falso” google

O time de analistas da empresa suspeitou quando um dos domínios do Google Analytics possuía spam que dizia para as pessoas votarem em Donald Trump. Eles acessaram e automaticamente identificaram-no como spam. O problema é que o detalhe é tão pequeno que qualquer usuário pode “cair” no site falso, com vírus que danificam o computador.

Aparentemente, o ɢoogle.com parece ser usado apenas para enviar spams sobre Trump, mas os links podem levar a websites de risco e malwares, por isso é importante checar.

VEJA TAMBÉM: Como boatos ajudaram a eleger Donald Trump nos EUA

O spam apareceu nas páginas do Analytics em uma variedade de sites. Para a Analytics Edge, o objetivo era criar falso trânsito que serviria como “isca” para os donos dessas páginas. O Google Analytics oferece instruções de como se livrar deste spam em específico.

Comentários
Topo