Colunas

NASA seleciona serviço de lançamento para missão de pesquisa das águas da Terra

SpaceX Falcon 9

A nave Falcon 9, da SpaceX, vai estudar pelo menos 90% do globo terrestre (Getty Images)

A NASA selecionou a SpaceX, do bilionário Elon Musk, para a missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT), que pretende mapear as águas da Terra. O lançamento está programado para abril de 2021, em um foguete da SpaceX Falcon 9, na Space Launch Complex 4E, base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.

O custo total para a NASA lançar o SWOT é de aproximadamente US$ 112 milhões, incluindo o serviço de lançamento, o processamento de espaçonave, a interação de carga e o monitoramento de dados e suporte de telemetria.

LEIA MAIS: Plutão pode ter um mar de gelo sob sua superfície

Projetada para fazer a primeira pesquisa global da água da superfície da Terra, além de medições de alta resolução dos mares, a missão SWOT coletará dados detalhados de como os oceanos mudaram ao longo do tempo. O satélite vai analisar pelo menos 90% do globo terrestre, pelo menos duas vezes a cada 21 dias, o que pode ajudar na gestão de água doce em todo o mundo.

A nave SWOT será desenvolvida e administrada pela NASA, juntamente com a agência espacial francesa Center National d’Etudes Spatiales (CNES).

O Programa de Serviço de Lançamento da NASA no Kennedy Space Center, na Flórida, vai gerenciar o serviço de lançamento da SpaceX. O escritório do Projeto SWOT no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, Califórnia, coordena o desenvolvimento da nave para a agência Science Mission Directorate, em Washington.

Comentários
Topo