Colunas

Nova Deli é a cidade mais poluída do mundo

Nova Deli

Cidade atingiu nível histórico de 999 em qualidade do ar (Getty Images)

Ar fresco é algo que não existe em Nova Deli no momento. A capital da Índia está sufocada sob a enorme poluição atmosférica, com algumas partes da cidade em níveis quase cinco vezes maiores do que é considerado “não-saudável” pela agência de proteção do meio ambiente dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira (7), Nível de Qualidade do Ar na cidade atingiu impressionantes 999, número muito fora do gráfico padrão, que teoricamente termina no nível 500 como poluição extrema.

LEIA MAIS: Como a Toyota está apostando na sustentabilidade para mudar o mercado (e crescer)

Em comparação, São Paulo registra 76. Nível compatível com metrópoles como Cidade do México, Los Angeles e Pequim, entre 51 e 100. Já Londres e Nova York estão entre 1 e 50. Baoding, por exemplo, a cidade mais poluída da China, tem hoje 298 em qualidade do ar.

Pesquisas recentes revelaram que os níveis de qualidade do ar excedem a recomendação da Organização Mundial da Saúde em 80% entre pessoas que vivem em áreas urbanas ao redor do mundo.

VEJA TAMBÉM: 10 cidades com os empregos mais sustentáveis

Em Khan Market, uma das áreas mais modernas de Nova Deli, lojas especializadas em máscaras anti-poluição estão fazendo muito sucesso. Na manhã de hoje, centenas de pessoas protestaram contra a situação do país no Parlamento, no centro da cidade. Muitos também se manifestaram no Twitter, com a hashtag #MyRightToBreathe (#MeuDiretoDeRespirar, em tradução livre).

Decisões emergenciais foram feitas nos últimos dias, e mais de 5.000 escolas foram fechadas e muitas construções foram interrompidas pelos próximos três dias. As autoridades também alertaram que o número de veículos permitidos nas ruas podem ser restritor se a situação não melhorar.

Comentários
Topo