Colunas

A380, maior avião de passageiros do mundo, começa a operar no Brasil neste mês

emirates3

O Brasil vai entrar na rota de voos regulares do maior avião de passageiros do mundo a partir deste mês.

A companhia Emirates Airlines está em contagem regressiva para começar a operar com um Airbus A380 entre Dubai e São Paulo, no dia 26 de março.

Maior aeronave comercial do mercado, o A380 substituirá o Boeing 777-300ER que a empresa usa atualmente na rota. O primeiro voo do gigante partirá de Dubai no domingo, 26, com destino a Guarulhos, e retorna para Dubai, nos Emirados Árabes, no dia 28. A partir de então, passará a voar diariamente entre as duas cidades.

RANKING: 20 companhias aéreas mais seguras do mundo

Será o primeiro voo regular da aeronave no Brasil e também na América do Sul.

A A380 da Emirates tem capacidade para 491 assentos em três classes, o que vai aumentar a oferta na rota em 959 assentos por semana em cada direção. E não à toa: na mesma data em que a Emirates faz a estreia de seus voos com a aeronave em Guarulhos, a Eithad Airways (companhia rival de Abu Dhabi) vai deixar de operar na rota.

O gigante de dois andares tem 14 suítes da primeira classe, 76 nichos na classe executiva e 401 assentos na econômica. O A380 da Emirates é famoso por suas suítes de primeira classe e shower spas, bem como por seu lounge com bartender para passageiros da primeira classe e da executiva.

VEJA MAIS: Avião supersônico irá de Londres a Nova York em 2h30

Para receber o grandalhão, o aeroporto de Guarulhos teve que passar por obras de adaptação nas pistas de pouso/decolagem e de taxiamento. A concessionária do aeroporto também modernizou o sistema de pouso por instrumentos e destinou cinco posições com pontes de embarque e seis remotas no Terminal 3 do GRU Airport, inaugurado em maio de 2014.

MAIOR FROTA

Lançado pelo consórcio Airbus em 2000, o A380 fez seu primeiro voo em 2005. Desde então, já foram comercializados cerca de 300 aeronaves do modelo – cerca de metade desta frota pertence à Emirates, que é hoje a maior operadora de A380 do mundo (são 92 aviões em atividade e mais 50 encomendados).

Desde 2008, a companhia aérea transportou mais de 65 milhões de passageiros no modelo, utilizado pela empresa em 41 destinos.

Eleita (novamente) a melhor companhia aérea do mundo em 2016, a Emirates voa entre Dubai e São Paulo desde outubro de 2007. Na época, se tornou a primeira companhia aérea a conectar o Oriente Médio e a América do Sul com um voo diário direto. Em 2012, a Emirates expandiu sua presença no Brasil voos entre Dubai e Rio de Janeiro.

LEIA MAIS: Luxo nas alturas: a bordo da classe executiva da Emirates Airlines

Até agora, o Brasil tinha recebido o A380 apenas duas vezes em voos pontuais, primeiro em uma ação de marketing da Emirates em 2005 (em Guarulhos) e depois em 2016, quando a Air France promoveu um voo entre Paris e o Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos.

 

Comentários
Topo