Colunas

Rússia testa sua mais potente arma nuclear

O Kazan, o mais novo submarino nuclear russo, é a embarcação mais potente de sua classe, competindo com exemplares da Marinha dos Estados Unidos, informou o jornal “The National Interest”.

LEIA MAIS: 7 razões para conhecer a Rússia

“O submarino Kazan não é um brinquedo barato. Seu custo é comparável ao dos navios norte-americanos. Um cruzador estratégico desse tipo pode custar até 200 bilhões de rublos [cerca de US$ 3,5 bilhões]”, afirma o professor da Academia de Ciências Militares da Rússia, Vadim Kozyulin, ao site de notícias “Russia Beyond The Headlines”.

O navio é o segundo submarino do projeto 885M lassen, que tem características semelhantes as de embarcações norte-americanas como o Virginia e o Seawolf. O Kazan traz melhorias tecnológicas e maior eficiência em relação ao primeiro, o Severodvinsk, que já havia sido considerado uma poderosa arma. A embarcação é utilizada para conter outros submarinos, além de realizar ataques terrestres.

LEIA TAMBÉM: Casal pode se hospedar um submarino de luxo por R$ 1 milhão/dia

A estreia do Kazan na água foi no último dia 30 de março, mas sua operação será apenas em 2018. A primeira versão está em serviço desde 2014.

Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre a embarcação:

  • Lançamento do Kazan no estaleiro Sevmash, na cidade de Severodvinsk

  • O Kazan é a segunda embarcação do projeto 885M lassen de ataque multifuncional de classe nuclear

  • Integrantes da equipe do projeto no lançamento do Kazan. A embarcação vai se juntar à Frota do Norte da Rússia

  • Um sacerdote no lançamento do submarino Kazan

Lançamento do Kazan no estaleiro Sevmash, na cidade de Severodvinsk

Comentários
Topo