Colunas

Facebook lança iniciativa no Reino Unido para combater o material extremista online

iStock

Organizações não-governamentais serão treinadas para ajudar o Facebook a monitorar e responder a conteúdo extremista (iStock)

O Facebook Inc. está lançando um programa no Reino Unido para treinar e financiar organizações locais para combater material extremista online, no momento em que as empresas de internet tentam reprimir o discurso de ódio e conteúdo violento em seus serviços.

LEIA MAIS: Google endurece medidas para remover conteúdo extremista do YouTube

O Facebook, que esboçou seus novos esforços para remover temas extremistas e terroristas de sua plataforma na semana passada, lançará a Online Civil Courage Initiative no Reino Unido nesta sexta-feira (23), informou a empresa em comunicado.

Na nova iniciativa, organizações não-governamentais serão treinadas para ajudar o Facebook a monitorar e responder a conteúdo extremista, além de criar uma mesa de apoio para que elas possam se comunicar diretamente com a rede social. “Não há lugar para ódio ou violência no Facebook”, disse a diretora de operações Sheryl Sandberg. “Utilizamos tecnologia como inteligência artificial para encontrar e remover a propaganda terrorista, e temos equipes de especialistas em contraterrorismo e revisores de todo o mundo trabalhando para manter este tipo de tema fora da nossa plataforma.”

Após os ataques nos últimos meses em Londres e Manchester, o governo britânico intensificou os ataques às empresas de internet do Vale do Silício por não agirem com rapidez suficiente para retirar propaganda extremista online e por promover “lugares seguros” onde os extremistas podem se reproduzir.

(Com Reuters)

Comentários
Topo