Colunas

Francês diz ter encontrado rascunho de Mona Lisa nua feito por Da Vinci

Getty Images

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, está exposta no Museu do Louvre (Getty Images)

Um especialista em arte francês acredita que um desenho em carvão guardado em uma coleção há mais de 150 anos pode ser o rascunho preparatório feito por Leonardo da Vinci antes de pintar a Mona Lisa.

LEIA MAIS: 10 maiores roubos de obras de arte

O desenho em preto e branco de uma mulher, nua da cintura para cima, conhecida como Monna Vanna, era anteriormente atribuído ao estúdio de Da Vinci, sugerindo que havia sido feito no estilo do mestre por um pupilo ou seguidor, e não pelo próprio artista.

Mas, depois de testes preliminares realizados no Museu do Louvre, especialistas acreditam que o rascunho pode sim ter sido desenhado por Da Vinci.

Entre os sinais, de acordo com o curador Mathieu Deldicque, estão o fato de que o desenho foi feito durante o mesmo período da Mona Lisa, o papel é da mesma região da Itália e a técnica é muito similar à utilizada na Mona Lisa.

“Sabemos que o desenho foi feito durante o período de vida de Leonardo da Vinci, sabemos que o papel foi feito na Itália, entre Veneza e Florença, e então a terceira descoberta é a alta qualidade desse desenho no rosto da Monna Vanna e em seus braços”, disse Deldicque a repórteres. “Isso é muito interessante porque os braços são os mesmos da Mona Lisa.”

Da Vinci, que viveu de 1452 a 1519, foi um engenheiro, cientista, inventor e escultor, além de ter sido um dos principais artistas do Renascimento italiano. Ele pintou a Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda e considerada a obra de arte mais valiosa do mundo, no início do século 16. Acredita-se que o quadro seja uma representação de Lisa Gherardini, a mulher de um mercador de sucesso.

VEJA TAMBÉM: Museu Louvre de Abu Dhabi será inaugurado em novembro sem restrições para artes

O desenho em carvão, no qual a mulher mantém uma pose similar à da Mona Lisa, mas com seu corpo um pouco mais de lado e a cabeça mais virada para frente, era mantido em uma coleção do Museu Conde, no Palácio de Chantilly, ao norte de Paris, desde 1862.

Deldicque disse que apesar de ser animador pensar que o desenho em carvão pode ter sido feito por Da Vinci, ainda é preciso realizar mais testes. “Temos mais um mês de análises e, em seguida, um processo muito lento de história da arte com uma coleção de analistas e conselhos de especialistas”, disse. É possível que o processo determine se a autoria é a mesma. Mas também pode ser inconclusivo. “Talvez o mistério permaneça.”

Comentários
Topo