Colunas

Princesa do Japão vai se casar com plebeu

Getty Images

Princesa Mako (direita) e o noivo Kei Komuro (Getty Images)

A princesa Mako, neta mais velha do imperador japonês Akihito, vai se casar com um ex-colega de classe, disse a Casa Imperial, confirmando um relacionamento que esvaziará ainda mais a família real, uma vez que Mako se tornará plebeia. O anúncio foi ao ar pelo canal público “NHK”.

LEIA MAIS: Príncipe William e Kate anunciam gravidez de terceiro filho

Mako é um dos quatro netos reais. Os outros três são sua irmã mais nova, Kako, seu irmão, Hisahito, e a filha do príncipe herdeiro Naruhito, Aiko.

A população real, cada vez menor – reflexo do amplo envelhecimento da sociedade japonesa –, tem aumentado as preocupações de que o príncipe possa também ser o último.

Hisahito, de 10 anos, é um dos quatro herdeiros ao trono, atrás dos dois filhos de meia idade de Akihito, cujas esposas estão na casa dos 50 anos, e do irmão octogenário de Akihito, Masahito.

O noivado com Kei Komuro, que trabalha em um escritório de advocacia de Tóquio, ocorre após legisladores do Japão aprovarem em junho uma lei que permite que Akihito renuncie – a primeira abdicação de um monarca japonês desde 1817.

Há um ano, o primeiro imperador a não ser considerado divino disse, em uma rara aparição pública, temer que a idade dificultasse o cumprimento de suas funções. Aos 83 anos, Akihito passou por uma cirurgia do coração e está em tratamento de um câncer de próstata.

Comentários
Topo