Colunas

Centenária cafeteria A Brasileira, em Portugal, vai reabrir com hotel 5 estrelas

Um ícone brasileiro da cidade do Porto, em Portugal, vai ganhar vida nova – e de luxo.

O edifício do antigo café A Brasileira passará a abrigar um hotel cinco estrelas com a bandeira Pestana, que será inaugurado em março.

O novo hotel terá 90 quartos e suítes, distribuídos por seis pisos. Em cada um deles, o tema será uma especiaria exportada na época dos Descobrimentos Portugueses: café, canela, chá, chocolate, anis e pimenta rosa.

O projeto resulta de um investimento de 12 milhões de euros da OPPA – A Brasileira, empresa de António Oliveira, ex-jogador e técnico de futebol da Seleção Portuguesa (1994-1996 e 2000-2002).

ÍCONE DO CAFÉ BRASILEIRO

Com a inauguração do hotel, será ressuscitada também a famosa cafetaria A Brasileira, fundada em 1903 pelo português Adriano Soares Teles do Vale.

Farmacêutico, ele migrou ao Brasil no final do século 19 e acabou enriquecendo no país com o negócio do café  – que exportava para Portugal. Casado com a filha de fazendeiros de Minas Gerais, retornou ao país de origem por motivos de saúde da esposa e, no retorno, criou em Portugal uma rede de pontos de venda do café que produzia e importava do Brasil: as famosas “Brasileiras” foram espalhadas por Lisboa (Chiado e Rossio), Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Sevilha.

Em 1903, abriu a elegante cafeteria A Brasileira na cidade do Porto, que foi a primeira a servir café em chávena no início do século XX. A ideia era revolucionária: não havia, por essa altura, o hábito de tomar café em lugares públicos. Para promover o seu produto, Adriano Teles ofereceu, durante os primeiros 13 anos um bule de café de “A Brasileira” de graça a quem comprasse um saquinho de grãos da marca.

Café emblemático da cidade, foi frequentado por políticos, artistas e jornalistas a partir dos anos 50. Fechou no início de 2013, quando se encontrava arrendado ao “Caffé di Roma”. O prédio foi reclamado pelo Banco Português de Investimentos por causa de uma dívida e vendido para o atual proprietário, António Oliveira.

O futuro “Pestana Porto” é a 7ª unidade com a marca Pestana Collection Hotels, rede de luxo do grupo Pestana.

Comentários
Topo