Colunas

Número de cervejarias no Brasil aumenta 750% em 10 anos

É com saltos exponenciais que o Brasil a cada ano consolida sua posição como país da cerveja – e das cervejarias.

LEIA MAIS: 9 curiosidades sobre a cerveja

O número de cervejarias no país encorpou de cerca de 80 em 2007 para 679 no final de 2017, segundo recente levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Isso significa um aumento de quase 750% em uma década.

O dado leva em conta apenas as cervejarias legalmente instaladas no Brasil, ou seja, com produção registrada no sistema de controle do Mapa.

Conforme o levantamento, o maior número de cervejarias está concentrada na Região Sul, que tinha 287 estabelecimentos até o final de 2017, à frente do Sudeste (com 279). Segue Nordeste (48), Centro-Oeste (44) e Norte (21).

O Estado líder em número de cervejarias é o Rio Grande do Sul, com 142 empresas produzindo cerveja. Em seguida vem São Paulo, com 124, e Minas Gerais, com  87.

VEJA TAMBÉM: Cervejaria artesanal enfrenta dificuldade para sair de seu nicho

Outras 78 cervejarias estão em Santa Catarina, 67 no Paraná, 57 no Rio de Janeiro, 21 em Goiás, 17 em Pernambuco, 11 no Espírito Santo e 11 no Mato Grosso.

O grande salto dos últimos anos vem na cola da efervescência do negócio de cerveja artesanal no país.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo