Reputação de marcas da Apple e Google cai e Amazon.com mantém liderança

A Tesla subiu da 9ª para a 3ª posição depois que mandou o modelo Roadster a bordo do foguete espacial da SpaceX (iStock)

As marcas corporativas da Apple e do Google tiveram queda em uma pesquisa realizada anualmente, enquanto a Amazon.com manteve a liderança pelo terceiro ano consecutivo. A montadora de carros elétricos Tesla disparou depois de mandar um de seus modelos para o espaço.

LEIA MAIS: Apple Music atinge 38 milhões de assinantes

A Apple, fabricante do iPhone, caiu para a 29ª posição ante 5ª colocação na pesquisa que apura ranking de marcas corporativas “mais visíveis” nos EUA. Em 2016, a Apple ocupava a vice-liderança. A pesquisa, realizada desde 1999 pela Harris Poll Reputation Quotient, também apontou que o Google caiu da 8ª para a 28ª posição.

John Gerzema, presidente-executivo da Harris Poll, afirmou que o motivo provável da queda da Apple e do Google foi o fato de não terem lançado produtos tão atraentes quanto os apresentados em anos anteriores, como aconteceu quando o Google lançou ofertas gratuitas do Google Docs e Google Maps e o então presidente da Apple Steve Jobs lançou o iPod, iPhone e iPad.

“Google e Apple, neste momento, estão em uma espécie de vale”, disse Gerzema. “Ainda não temos carros autônomos. Não estamos vendo todas as coisas em inteligência artificial que serão feitas.”

Enquanto isso, a Amazon.com manteve o 1º lugar, mesma posição dos cinco anos anteriores, com exceção de 2015, quando caiu para o 2º lugar. Gerzema atribuiu a colocação da Amazon na lista à sua crescente expansão na vida dos consumidores em áreas como mantimentos, por meio da aquisição da rede de supermercados Whole Foods.

VEJA TAMBÉM: O algoritmo que ajudou o Google Tradutor a se tornar sexista

A Tesla subiu da 9ª para a 3ª posição depois que mandou o modelo Roadster a bordo do foguete espacial da SpaceX, apesar de problemas no prazo de entrega dos automóveis, disse Gerzema. “Essa atitude está conseguindo capturar a imaginação do público quando todas as notícias são incrivelmente negativas. Eles estão preenchendo um vazio de otimismo”, disse ele sobre a Tesla.

Por sua vez, a reputação do Facebook melhorou na edição deste ano do levantamento, apesar de a empresa ser alvo de questionamentos de congressistas norte-americanos sobre o papel das mídias sociais nos esforços da Rússia para influenciar as eleições dos Estados Unidos de 2016. O Facebook aparece na 51ª posição, melhor colocação desde 2014, quando ocupava o 38º lugar.

Veja a seguir a lista das 10 marcas mais bem colocadas na pesquisa:

1) Amazon.com

2) Wegmans Food Markets

3) Tesla Motors

4) Chick-fil-A

5) The Walt Disney

6) HEB Grocery Company

7) United Parcel Service

8) Publix Super Markets

9) Patagonia

10) Aldi

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).