5 ações diárias para ajudar a salvar o planeta

5 ações diárias para ajudar a salvar o planeta iStock
Se viver de maneira sustentável se tornasse tão popular quanto as mídias digitais, não teríamos de falar sobre mudanças climáticas

Embora o último domingo (22) tenha sido, oficialmente, o Dia da Terra, é necessário pensar sobre o planeta e como podemos ajudá-lo todos os dias.

LEIA MAIS: Natura é a 14ª empresa mais sustentável do mundo

É impressionante a quantidade de ações que podem fazer a diferença em uma sociedade baseada no consumo. Ainda assim, não é fácil quando se tem uma casa, dois carros e o desejo de viajar. Você está lançando dióxido de carbono na atmosfera a cada passo.

Nenhuma das sugestões abaixo terá um grande impacto se não for colocada em prática pela maioria da sua comunidade ou país. Se viver de maneira sustentável se tornasse tão popular quanto as mídias digitais, não teríamos de falar sobre mudanças climáticas.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 ações diárias para ajudar a salvar o planeta:

  • 1) Reduza a emissão de carbono em casa

    Algumas pessoas pensam que coletar fiapos da secadora ou usar sacolas retornáveis no mercado faz diferença. É claro que essas medidas ajudam, mas são mínimas. Você pode reduzir a sua emissão de carbono ao diminuir o consumo de energia. Isso significa viver em uma casa ou usar transportes autossuficientes nesse quesito.

  • 2) Reduza a emissão de carbono nas ruas

    Você pode substituir o carro comum, que contribui para a poluição atmosférica, por veículos híbridos ou elétricos. Algumas outras alternativas são o uso de transporte público ou, para quem gosta de exercícios físicos, a bicicleta.

  • 3) Invista em iniciativas sustentáveis

    Existem mais de 100 fundos mútuos que investem em alternativas, de carros ecológicos a energia solar. Mas vá um passo além: diga ao seu estado, agências locais e federais e até para sua universidade, para investir em energia alternativa para reduzir suas pegadas de carbono.

  • 4) Pense de maneira ecológica

    Essa iniciativa passa pela mudança no comportamento diário. Você pode reutilizar e reciclar plástico e papel? Você pode compostar seus resíduos de cozinha? Há uma série de coisas que, juntas, fazem a diferença. Você pode ir a brechós para comprar roupas e incentivar comerciantes e agricultores locais.

  • 5) Apoie o uso de energias renováveis

    Para ajudar na diminuição de poluentes, algumas fontes de energias sustentáveis alternativas estão começando a se expandir, como a eólica e a solar. As maneiras “tradicionais” de produzir energia são as mais poluentes, especialmente as geradas em usinas termelétricas. Por isso, nos últimos anos, muitas companhias estão buscando alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente. Fique de olho no que está sendo feito na sua cidade, estado e país e dê suporte a essas iniciativas.

1) Reduza a emissão de carbono em casa

Algumas pessoas pensam que coletar fiapos da secadora ou usar sacolas retornáveis no mercado faz diferença. É claro que essas medidas ajudam, mas são mínimas. Você pode reduzir a sua emissão de carbono ao diminuir o consumo de energia. Isso significa viver em uma casa ou usar transportes autossuficientes nesse quesito.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).