Gates presenteia recém-formados com seu livro favorito

Reprodução/FORBES
Para receber o presente, é necessário estar se formando em uma universidade nos EUA, receber um diploma de bacharel ou pós-graduação, inscrever-se no site “Gates Notes” e fazer o download do livro

Se você estiver prestes a se graduar em uma universidade norte-americana, Bill Gates tem um presente para você. Ao se formar, um estudante normalmente tem muitas preocupações em mente: arrumar um emprego, preparar-se para a pós-graduação, pagar dívidas estudantis e sair de casa. À medida que milhares de jovens ingressam nessa jornada, o bilionário da Microsoft quer ajudar oferecendo uma lembrança.

LEIA MAIS: 5 livros favoritos de Bill Gates para esta estação

O presente é um exemplar de “Factfulness: 10 Reasons We’re Wrong About The World – and Why Things Are Better Than You Think” (10 razões pelas quais você está errado sobre o mundo e por que as coisas estão melhores do que você pensa, em tradução livre, já que não há ainda versão em português), um livro escrito pelo especialista em saúde Hans Rosling, seu filho Ola Rosling e sua enteada, Anna Rosling Rönnlund. Gates afirma que a obra é uma das leituras mais importantes da sua vida.

“É mais fácil acelerar o progresso se você souber até onde já chegamos”, disse Gates à “Time” sobre o livro. “Se você não acredita que o mundo melhorou, é mais provável que você enxergue uma tragédia e chegue à conclusão de que nada pode ser feito. Mas alguém que sabe o quanto de progresso é possível pode olhar para uma situação ruim e se perguntar: ‘Como nós podemos fazer isso melhor?’”, explica o bilionário.

É fácil estudar conjuntos de dados e executar análises, mas se você quiser entender completamente o mundo, precisa discuti-lo com pessoas reais.

Não há alternativa para entrar no mundo real. Foi o que Rosling fez para entender como o mundo funciona e para destacar os preconceitos inerentes que muitos deixam influenciar seus julgamentos. Mas apenas os fatos contam a história verdadeira.

Quando você confia nos fatos e aprende sobre eles em primeira mão, não há substituto.

VEJA TAMBÉM: Fundação de Bill Gates financia pesquisa para nova vacina contra a malária

Para receber o presente, é necessário estar se formando em uma universidade nos EUA, receber um diploma de bacharel ou pós-graduação, inscrever-se no site “Gates Notes” e fazer o download do livro.

Veja, a seguir, 5 pontos cruciais da obra e como ela pode ajudá-lo a ver o mundo de uma forma diferente e a viver melhor:

1. O mundo está melhor do que pensamos

2. Temos a tendência de dividir o mundo em dois campos: nós vs. eles

3. Quando nos preocupamos sobre tudo o tempo inteiro, em vez de abraçar uma visão de mundo baseada em fatos, podemos perder a habilidade de focar naquilo que mais nos ameaça

4. Nós tendemos a perceber o progresso quando grande parte das coisas está piorando

5. Nós vemos a mídia pelas lentes das “regras do medo”

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).