O que é melhor pra treinar: pesos livres ou máquina?

iStock
Há vantagens e desvantagens de realizar os exercícios de musculação com máquinas ou pesos livres

Hoje, vamos falar sobre as diferenças, vantagens e desvantagens de realizar os exercícios de musculação com máquinas ou pesos livres.

LEIA MAIS: 4 dicas para aumentar seu metabolismo

Desde que comecei a fazer musculação (há mais ou menos muito tempo), ouço a discussão sobre pesos livres e máquinas. Eu era um adolescente magrinho e queria usar os equipamentos que possibilitassem um progresso mais rápido. Como treinava em uma academia de bairro, pequena, havia poucas máquinas, e a maior parte do meu treino era realizada com pesos livres. Obtive resultados rápidos, à custa de muito esforço e dedicação, mas, mesmo assim, durante muito tempo, acreditei que era o máximo treinar com pesos livres.

Depois que transformei a prática de musculação em profissão, tive contato com equipamentos de última geração e cada vez mais modernos, o que me obrigou a reavaliar alguns conceitos.

Hoje, acredito que, se você dispõe de equipamentos modernos, com alavancas biodinâmicas e unilaterais (que obrigam a fazer força igual nos dois lados), eles se mostram mais vantajosos por várias razões. Por isso, são os mais utilizados por atletas e celebridades.

Além disso, eles dão mais segurança aos iniciantes, permitem que a contração obedeça a um ângulo variável (o que obriga o músculo a se contrair praticamente por igual durante todo o movimento), e tornam o treino mais rápido e menos chato, já que não é necessário montar e desmontar pesos na maioria das máquinas.

VEJA TAMBÉM: O que comer antes e depois dos exercícios físicos

Mas, preste atenção, isso vale para as máquinas mais modernas e, normalmente, mais caras, encontradas nas grandes/melhores academias e quase sempre importadas.

Se você não treina nessas academias ou não dispõe desses equipamentos, a história é outra. Equipamentos de segunda linha e ou mais antigos não têm a mesma ergonomia e conforto para treinar. Nesse caso, prefiro que se usem os pesos livres para a maioria dos exercícios, já que eles permitem que se ajuste o ângulo de execução e aumente a amplitude dos movimentos.

Atenção: pesos livres requerem grande cuidado com a postura e concentração na execução, pois os riscos de erro ou de lesão são bem maiores.

Para resumir, se você é iniciante e tem equipamentos de alto nível à disposição, fique com eles. Se não tem, prefira os pesos livres. Se já tem um nível mais avançado de treino, varie entre um e outro se tiver bons equipamentos. Caso contrário, peso livre.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).