Fotos

5 qualidades que todo mentor deve ter

Ao longo dos últimos vinte anos, a ideia de ter um mentor tornou-se muito popular. Muitas empresas oferecem este tipo de programa, onde os profissionais mais estabelecidos estimulam o sucesso dos colegas mais jovens.

Entretanto, a tradição de ter alguém que guie com suas sabedorias e experiências é tão antiga quanto a raça humana. Em qualquer sociedade tribal, os membros mais jovens dependiam dos mais velhos para que transmitissem os conhecimentos sobre como manter-se seguro, encontrar comida – como operar no mundo.

Então, o mentor não é um personagem moderno: é uma prática antiga que vem ajudando os indivíduos há centenas de anos. E como em todas as outras esferas da vida, há os mentores bons – e os não tão bons assim. Como você pode ter certeza que encontrou a pessoa certa?

Conheça a seguir 5 qualidades que todo mentor deve ter:

  • Se você quer ter alguém que possa compartilhar de seus conhecimentos, é preciso escolher aquele que os tem para oferecer. Muitas pessoas simplesmente não passam muito tempo pensando sobre suas próprias experiências; o individuo pode ser muito inteligente e bem sucedido sem nunca ter parado para pensar no porque chegaram nisso. Ouvir a razão que impulsionou seu mentor é muito mais importante do que a ação em si.

  • Em uma boa relação deste tipo, você tem que ser honesto sobre sua vida e suas circunstâncias – e você precisa ter certeza que essas confidências ficaram apenas entre você e seu mentor. Se ele não consegue manter segredos, a relação será apenas superficial – e muitas vezes prejudicial.

  • Se você é corajoso o suficiente para pedir por ajuda, seu mentor também precisa de coragem para ser 100% honesto todas às vezes. Se você está estudando uma proposta de emprego, por exemplo, e explica a situação ao seu mentor e pede por seu ponto de vista – ele deve ser o mais sincero e direto possível.

  • A relação entre você e seu mentor deve ser estimulantes para ambos. Se ele não tem o mesmo tipo de curiosidade sobre você – quem você é, como foi contratado, o que é importante profissionalmente em sua opinião, o que pensa sobre o trabalho, quais suas motivações -, então seus conselhos não serão úteis, apenas conhecimento genérico que não tem nada a ver com você.

  • Isto é essencial. Um ótimo mentor quer você tenha sucesso, e irá apoiá-lo ativamente com palavras e ações; ele nunca será invejoso ou se sentirá ameaçado pelo seu crescimento. O mentor generoso irá te parabenizar por todos os seus triunfos e ajuda-lo a se recuperar de suas falhas.

Se você quer ter alguém que possa compartilhar de seus conhecimentos, é preciso escolher aquele que os tem para oferecer. Muitas pessoas simplesmente não passam muito tempo pensando sobre suas próprias experiências; o individuo pode ser muito inteligente e bem sucedido sem nunca ter parado para pensar no porque chegaram nisso. Ouvir a razão que impulsionou seu mentor é muito mais importante do que a ação em si.

Topo