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Dicas de CEOs para pequenas empresas

Uma das princiapis dificuldades de líderes de grandes empresas é estar presente em todos os estágios de crescimento e desenvolvimento de mesma. Este fator é muito diferente com as pequenas companhias: o proprietário ou presidente pode delegar, incentivar e ficar de olho em boa parte dos funcionários em prol de beneficiar todos.

“Eu sempre digo a outros CEOs de pequenas empresas que, para mim, a chave para o sucesso começa ao ter um produto de alta qualidade e pessoas empenhadas”, conta Jim Koch, fundador e presidente da cervejeira Boston Beer Company.

Veja a seguir dicas de 13 presidentes de pequenas empresas sobre como manter o sucesso e enfrentar os obstáculos do mercado:

  • “As empresas precisam ter certeza de que seus funcionários sabem exatamente qual a definição de sucesso do grupo. Os líderes devem ser consistentes em seus esforços para ajudar as pessoas a entender onde se encaixam na companhia e como podem aproveitar seus talentos ao máximo.” Kevin Thompson, CEO da SolarWinds

  • “O maior obstáculo que enfrentamos na Air Methods é ter certeza de que todos os 4.000 funcionários estão comprometidos com a visão e a cultura da empresa. Resolver este desafio requer um fluxo constante de comunicação. Empoderar os grandes talentos dentro das equipes e resolver os conflitos assim que acontecem são boas estratégias que adotamos.” Aaron Todd, CEO da Air Methods

  • “Seja realista sobre o que sua empresa faz bem e, então, tenha a disciplina para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem neste espaço. Mesmo que algumas delas não tenham nem retorno financeiro, realize-as mesmo assim.” Jason Rhode, CEO do Cirrus Logic

  • “Toda pequena empresa que obteve sucesso encontrou inúmeros desafios e obstáculos. Cada um deles é um momento definidor e uma oportunidade para que toda a organização aprenda.” Valentin Gapontsev, CEO da IPG Photonics

  • “Se você vai abrir uma pequena empresa, precisa estar totalmente comprometido e saber que os primeiros três, quatro anos serão difíceis. Durante este tempo, você não pode escolher nenhum atalho. Você precisa persistir, ter certeza de que o resto do grupo também está engajado e entender que haverá diversos desafios pelo caminho.” Brian Mueller, CEO da Grand Canyon Education

  • “Em 2009, tomamos a decisão de focar nossos serviços exclusivamente nos diagnósticos moleculares. Criamos um plano estratégico de cinco anos centrando em: crescer os negócios principais, diversificar o portfólio de diagnósticos e expandir internacionalmente para levar nosso produtos a mais pacientes ao redor do mundo.” Peter Meldrum, CEO da Myriad Genetics

  • “Liderar mudanças transformadoras é difícil. Em nossa empresa, instituímos um processo de criação e realização de objetivos audaciosos que combina alinhamento da equipe, mudança de pensamento e disciplina na hora da execução. Isto nos trouxe um crescimento de quase 400% em 5 anos. Use aquele tempo e esforço extra para trazer profissionais de talento para sua equipe. Não se acomode!” Bryan Shinn, CEO da U.S. Silica

  • “Encontre uma tecnologia inovadora e localize os mercados carentes para aplicá-la.” Dan Coker, CEO do Gentherm

  • “Meu melhor conselho para os líderes de pequenas empresas é ter certeza de que você entende a cultura e a capacidade do grupo desde o inicio. Aprenda o que sua companhia faz bem e aonde encontra dificuldades.” Michael MacDonald, CEO da Medifast

  • “Quando a crise econômica mundial chegou, nós tivemos de encarar uma das decisões mais difíceis que já tomamos enquanto empresa: cortar gastos e esperar pelo melhor ou investir estrategicamente em nosso futuro. Escolhemos o caminho menos fácil e investimos na equipe e em tecnologias que criaram uma fundação poderosa para o crescimento atual.” Eddie Capel, CEO do Manhattan Associates

  • “Contrate as melhores pessoas que você pode pagar, dê a elas as instruções básicas do que você quer e deixe que trabalhem em paz. Eles irão trilhar seu próprio caminho e o farão orgulhosos da equipe.” Michael Fifer, CEO da Sturm, Ruger & Company

  • “Os maiores desafios que enfrentamos são aquisição de talentos, priorização de foco e infraestrutura. Estes são os três pontos cruciais que valem toda a atenção e investimento possíveis dentro da empresa. Assim que eles estiverem encaminhados, é muito mais fácil cuidar dos outros problemas.” Vicki Holt, CEO do Proto Labs

  • “Há trinta anos, eu estava começando meu pequeno negócio – vendia as bebidas Samuel Adams de bar em bar. Foi difícil; independente de ter um MBA, eu não conhecia os mecanismos práticos do negócio, e os bancos não me emprestavam dinheiro. Hoje, proprietários de pequenas empresas ainda sofrem as mesmas dificuldades. Por esta razão, criei um programa de treinamento e coaching para pequenas companhias alimentícias, de bebidas ou hospedagem. Paixão e perseverança são cruciais e é preciso saber traduzir isto de forma que ajude outras pessoas também.” Jim Koch, fundador da Boston Beer Company

“As empresas precisam ter certeza de que seus funcionários sabem exatamente qual a definição de sucesso do grupo. Os líderes devem ser consistentes em seus esforços para ajudar as pessoas a entender onde se encaixam na companhia e como podem aproveitar seus talentos ao máximo.” Kevin Thompson, CEO da SolarWinds

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