Fotos

10 dicas profissionais das mulheres mais poderosas do mundo

Mesmo em pleno século 21, as mulheres ainda encontram diversas dificuldades para construir e manter uma carreira de sucesso. O que torna a trajetória da CEO da rede de hotéis Four Seasons ou da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, tão especial?

FORBES formulou 10 dicas e conselhos das mulheres mais poderosas do mundo sobre carreira, sucesso, liderança e outros aspectos que as ajudam a lidar com as dificuldades do dia a dia. Interessado? Veja na galeria:

  • Cada falha representa um passo à frente no caminho que você quer trilhar – porque agora já sabe o que não funciona e como melhorar. O sucesso exige persistência, coragem e paciência.

  • Fique amigo da palavra “não”, pois a irá encontrar muitas vezes por sua carreira. Você terá que saber lidar com a rejeição para poder construir um caminho de sucesso.

  • Ter certeza do que você quer é importante, mas correr atrás destes objetivos é ainda mais crucial – e é preciso coragem. A CEO da KeyCorp Beth Mooney bateu na porta de todos os grandes bancos de Dallas, no Texas, para pedir uma vaga nos programas de treinamentos assim que saiu da faculdade. Não demorou muito para que um gerente visse seu potencial. Tenha coragem de lutar pelas grandes oportunidades.

  • Denise Morrison, CEO da Sopas Campbell, sabia desde muito nova que gostaria de eventualmente comandar uma grande empresa. Com o tempo, a executiva diz ter aprendido que é preciso ter objetivos na vida pessoal para que tudo se desenrole da melhor maneira possível.

  • Um estudo comprovou que as mulheres não negociam como tanta frequência – ou sucesso – quanto os homens, o que pode contribuir para a contínua diferença de salários entre os sexos. Faça seu ponto de vista valer, na medida do possível, sempre que necessário e não tenha medo de confrontos saudáveis.

  • A CEO da rede de hotéis Four Seasons Katie Taylor admite ser um pouco controladora, mas tenta delegar o máximo possível de tarefas para o bem de todos – e o próprio. Se você pensa que sua carreira é o ato de fazer malabarismos com vários projetos, pense novamente: ao delegar, você divide a carga de trabalho e tem um resultado mais rápido e indolor.

  • A COO do Facebook Sheryl Sandberg diz que perguntar para alguém “Quer ser meu mentor?” não é algo natural; em vez disso, é preciso criar uma ligação e adotar aquela figura para sua vida. Após o encontro ou reunião, sempre inicie contato, via e-mail ou por telefone. Mande um artigo interessante ou peça pela visão do mentor em algum problema que apareceu. Quando a oportunidade surgir, você terá total liberdade para falar: “Você poderia me recomendar para essa vaga?”

  • Com a rapidez com que as informações e situações mudam e evoluem hoje em dia, permanecer curioso e pronto para aprender e adaptar-se é o que mantem alguém relevante. Anne Sweeney, conselheira da Disney Media Networks e presidente da Disney-ABC Television Group, gosta de descrever-se como alguém “impulsionado pela curiosidade” porque isso “entusiasma as outras pessoas e gera novas ideias, novos empregos, novas indústrias”.

  • Contrate pessoas mais inteligentes que você, os dê as ferramentas para que trabalhem e depois apenas escute atentamente. Se você estiver aberto a todos os tipos de informação, suas opiniões serão muito mais bem formadas e claras. A CEO norte-americana da QVQ Claire Watts realmente agenda sessões de conversa toda terça-feira, para que qualquer um na empresa tenha a liberdade e oportunidade de poder opinar sobre o que vem sendo feito.

  • A presidente do Starbucks Michelle Gass acorda todas as manhãs às 04h30 para correr. Anna Wintour, editora da revista Vogue, está nas quadras de tênis às 6h00 todos os dias antes do trabalho. Estas mulheres perceberam que o sucesso vem mais fácil se você já começa o dia realizando algo.

Cada falha representa um passo à frente no caminho que você quer trilhar – porque agora já sabe o que não funciona e como melhorar. O sucesso exige persistência, coragem e paciência.

Topo