Fotos

5 coisas que enlouquecem o entrevistador

Passar por diversos processos de seleção é uma das etapas mais estressantes da vida adulta, principalmente se você realmente precisa do emprego. Nunca é algo completamente tranquilo. Às vezes, você pode estar passando sinais negativos e nem sabe – e isso pode ser um problema.

Um grande passo é, então, começar com o pé direito com quem está do outro lado da mesa. Quer saber como evitar estes erros e deixar a situação mais confortável? Veja a seguir 5 coisas que enlouquecem qualquer entrevistador:

  • Procurar um emprego e passar por horas e horas de entrevistas com pessoas e em lugares diferentes pode ser muito estressante. Mas lembre-se que é preciso ter um diferencial e você precisa estar focado e animado para sempre terminar as entrevistas em um tom animado. Um forte e verdadeiro “Obrigado por arrumar um tempo e encontrar-se comigo – foi um prazer” fazem toda a diferença.

  • A primeira – e mais importante – coisa que os entrevistadores querem de você é saber o que pode fazer por eles; o que você pode fazer pela empresa, para melhorar os negócios e para fortalecer a equipe. Com isto em mente, quando você começa o diálogo interessado apenas em seus benefícios, pode parecer arrogante e pouco atraente. É lógico que você quer e precisa saber dos auxílios que a companhia oferece, mas neste primeiro momento o que interessa é o que sua presença irá agregar.

  • Você precisou cruzar um sinal vermelho (e quase bateu em um ônibus escolar) para chegar até o local da entrevista? Seu marido perdeu R$ 15.000 jogando pôquer no final de semana? Interessante – mas totalmente fora dos tópicos de conversa durante uma entrevista. Mesmo que seja a empresa mais liberal e acolhedora do mundo, você ainda está sendo avaliado. Seja amigável e falante – você quer que seus potenciais chefes sintam que você se encaixa com o grupo. Nunca – nunca – compartilhe informações demais. Se estiver em dúvida, não fale.

  • Novamente, todos sabem que você nunca deve chegar despreparado para uma entrevista. Mas poucos percebem que é possível estar preparado demais. Você é daqueles que pensa em todas as perguntas, escreve as melhores respostas e treina de frente para o espelho? Você pode achar que isto vai ajudar, mas na verdade você corre o sério risco de parecer robótico ou pior: desinteressado. É difícil criar um diálogo genuíno com a outra pessoa se você está ansiosa a espera daquele pergunta que treinou pra responder.

  • Todo mundo sabe que é idiotice se atrasar para uma entrevista. Você está sendo completamente desrespeitoso com o tempo de todos envolvidos no processo. Mas chegar muito mais cedo também não é apropriado. Por que? Quando você chega mais de 10 minutos antes de seu horário, coloca uma pressão imediata para que o entrevistador pare tudo o que está fazendo para lidar com você – no mínimo, ele irá começar a entrevista sentindo-se culpado por lhe deixar esperando 20 minutos no hall. Se você se adiantar, espere em alguma cafeteria perto do escritório até o horário certo.

Procurar um emprego e passar por horas e horas de entrevistas com pessoas e em lugares diferentes pode ser muito estressante. Mas lembre-se que é preciso ter um diferencial e você precisa estar focado e animado para sempre terminar as entrevistas em um tom animado. Um forte e verdadeiro “Obrigado por arrumar um tempo e encontrar-se comigo – foi um prazer” fazem toda a diferença.

Topo