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7 benefícios cientificamente provados da gratidão

Com a aproximação do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, é tradição que as pessoas discutam tudo aquilo por qual são gratas. E apesar das festas de final de ano serem uma ótima época para isso, exercer a gratidão durante o ano todo tem um impacto real na sua qualidade de vida.

Na verdade, desenvolver uma “atitude de gratidão” é uma das maneiras mais simplesmente de aumentar sua satisfação com o dia a dia. Conheça na galeria sete benefícios comprovados cientificamente da gratidão:

  • Dizer “obrigado”, além de ser o correto e educado, pode te ajudar a fazer novos amigos. Um estudo da especialista Emotion mostrou que agradecer às pessoas faz com que elas queriam estar perto de você. Agradecer um estranho que segurou a porta para você ou mandar uma msg de agradecimento para um colega de trabalho é importante por reconhecer a contribuição das outras pessoas em sua vida.

  • Em um estudo, as pessoas que exercem a gratidão diariamente relataram que se sentem mais saudáveis e tem menos dores. Sem surpresa, essas pessoas tomam mais cuidado com a saúde – tentam se exercitar mais e vão ao médico com mais frequência, o que contribui para a longevidade.

  • A gratidão reduz uma infinidade de emoções tóxicas, como a inveja, o ressentimento, a frustração e o arrependimento. De acordo com o estudo do Dr. Robert A. Emmons, a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e ajuda a lidar com a depressão.

  • As pessoas que exercem a gratidão tendem a se comportar de maneira mais social mesmo quando os outros são menos gentis. A empatia e sensibilidade pelos outros aumenta.

  • De acordo com um estudo publicado na revista Applied Psychology, escrever em um caderno sobre o que você é grato antes de dormir melhora a qualidade do sono. Apenas 15 minutos pensando e escrevendo sobre estas coisas pode ajudar a dormir mais e melhor.

  • Segundo um estudo publicado na revista Journal of Applied Sport Psychology, a gratidão ajuda a aumentar a autoestima, o que é essencial para viver melhor. Outro estudo revelou que demostrar gratidão reduz as comparações sociais, ou seja: em vez de pensar em quem tem mais dinheiro ou um emprego melhor, as pessoas são capazes de apreciar suas próprias conquistas.

  • Por muitos anos os estudos vêm mostrando que além de reduzir o estresse, a gratidão ajuda a superar traumas. Uma pesquisa de 2006 apontou que os veteranos da Guerra do Vietnã com maiores níveis de gratidão têm menores taxas de transtorno de estresse pós-traumático. Reconhecer aquilo pelo qual você é grato, mesmo nos piores momentos da vida, é o que fortalece a resiliência.

Dizer “obrigado”, além de ser o correto e educado, pode te ajudar a fazer novos amigos. Um estudo da especialista Emotion mostrou que agradecer às pessoas faz com que elas queriam estar perto de você. Agradecer um estranho que segurou a porta para você ou mandar uma msg de agradecimento para um colega de trabalho é importante por reconhecer a contribuição das outras pessoas em sua vida.

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